Nova ponte luso-espanhola entre Pomarão e El Granado arranca este ano

A construção da nova ponte luso-espanhol a que ligará o Pomarão (Mértola) a El Granado (Huelva) deverá arrancar este Verão e terminar até meados do próximo ano, num investimento superior a dois milhões de euros.

Agência LUSA /

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Mértola, Jorge Pulido Valente, revelou hoje que as autoridades espanholas lançaram esta semana o concurso público internacional para a construção da ponte, que vai passar sob re a ribeira do Chança.

"Se não se verificarem mais atrasos, a obra deverá ser adjudicada dentr o de dois meses e, dado que o prazo de execução é de oito meses, a nova ponte de verá estar concluída até meados de 2007", adiantou o autarca.

De acordo com Pulido Valente, o atraso no início da obra, previsto inic ialmente para Maio de 2005, deveu-se à necessidade das autoridades de Huelva, re sponsáveis pela construção da ponte, desenvolverem estudos de impacte ambiental.

A nova ligação transfronteiriça, uma reclamação antiga das populações r aianas e autoridades locais, será construída a jusante do paredão da Barragem do Chança, a alternativa mais viável depois da Confederação Hidrográfica do Guadia na ter recusado a opção inicial, que previa a passagem sobre o paredão da barrag em.

Ultrapassadas as questões de impacte ambiental, o início da obra, que c hegou a estar previsto para Setembro último, segundo Jorge Pulido Valente, "sofr eu novos atrasos devido a burocracias no processo de licenciamento, já resolvido s".

O autarca de Mértola justificou a construção da nova ponte internaciona l com a necessidade de potenciar as trocas comerciais, sociais e culturais entre as duas regiões.

"É a porta de entrada para Portugal ou Espanha, numa zona que vai da po nte entre Ayamonte (Espanha) e Vila Real de Santo António até ao Rosal de la Fro ntera (localidade fronteiriça junto a Vila Verde de Ficalho)", argumentou.

Orçada em dois milhões e 152 mil euros, a futura passagem luso-espanhol a vai ser financiada em 75 por cento (1,5 milhões de euros) através do programa comunitário Interreg III, sendo a restante verba assegurada em partes iguais pel a Câmara de Mértola e pelas autoridades espanholas de Huelva.

Para assegurar a comparticipação financeira no projecto, Jorge Pulido V alente adiantou que o município de Mértola vai contrair um empréstimo no valor d e 286 mil euros.

A construção da ponte entre o Pomarão e El Granado faz parte das conexõ es viárias de Huelva, Baixo Alentejo e Algarve, com financiamento da União Europ eia, através do programa Interreg.

Este projecto inclui ainda a construção de outras duas novas pontes lus o-espanholas, uma irá ligar o concelho de Serpa (Beja) ao município Paymogo (Hue lva), cujas obras deverão arrancar em Junho, e a outra ligará Alcoutim (Faro) a Sanlúcar del Guadiana (Huelva).

às construções de cada nova ponte corresponderão as obras de alargament o e repavimentação das respectivas estradas de acesso, da responsabilidade, no lado português, das autarquias de Mértola, Serpa e Alcoutim.


PUB