Nova unidade de saúde em Estremoz até final do ano

Uma nova unidade de saúde dotada de 28 camas vai abrir até ao final deste ano em Estremoz, num investimento de 1,7 milhões de euros, a cargo da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e da Misericórdia local.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O presidente da delegação de Estremoz da CVP, Luís Rosado, disse hoje à agência Lusa que o investimento global de 1,7 milhões de euros inclui a aquisição e adaptação de um edifício e a compra do equipamento necessário para a nova clínica.

De acordo com o responsável, o projecto resulta de uma parceria entre a delegação da CVP e a Santa Casa da Misericórdia de Estremoz e conta com uma comparticipação de 500 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Saúde XXI.

A nova unidade de saúde vai ficar dotada de 28 camas, numa Unidade de Média Duração e Reabilitação, para a prestação de cuidados continuados integrados.

O acordo de cooperação com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o funcionamento desta Unidade de Média Duração e Reabilitação foi já assinado ao abrigo da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

A Clínica Social Rainha Santa Isabel integra ainda um laboratório de análises clínicas, serviços de imagiologia e de fisioterapia com uma piscina de recuperação e consultórios para várias especialidades médicas.

A unidade inclui também uma zona asséptica, destinada a pequenas cirurgias.

A clínica vai abrir com alguns meses de atraso, em relação ao anunciado anteriormente, devido, sobretudo, à resolução de algumas questões externas, de acordo com os promotores.

Localizada junto à zona industrial e às instalações da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, a clínica vai concentrar os serviços de saúde em funcionamento nas duas instituições envolvidas no projecto.


PUB