Nova Unidade Local de Saúde do Nordeste já tem administração

Bragança, 20 jan (Lusa) -- A administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste iniciou hoje funções, pondo fim a um impasse que se arrasta há mais de meio ano na gestão das unidades de saúde da região.

© 2012 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) confirmou à Lusa que o novo organismo é presidido por António Marçôa, antigo membro do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE).

A ULS passa a gerir todos os centros de saúde e hospitais do distrito de Bragança, que até aqui tinham gestão autónomas, com o CHNE responsável pelos três hospitais e os 15 centros de saúde a cargo do Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste (ACES-Nordeste).

As administrações dos cuidados primários e hospitalares estiveram em gestão corrente nos últimos meses, à espera da nomeação para a ULS do Nordeste, criada há um ano em Conselho de Ministros e formalizada em julho de 2011.

O impasse na nomeação da nova administração tem sido apontado como justificação para alguns problemas na área da saúde no Nordeste Transmontano, nomeadamente a polémica em torno da não renovação de contratos a profissionais e a suspensão de valências nos centros de saúde.

A nova administração da ULS vai ter como missão reorganizar os serviços, fazendo um levantamento dos recursos existentes e necessidades de redistribuição ou reforço.

O presidente da administração da ULS do Nordeste, que iniciou hoje funções, António Marçôa, é o único elemento das anteriores direções dos cuidados de saúde na região que se mantém na nova gestão.

Os médicos Domingos Fernandes e Armandino Raposo são os novos responsáveis pela direção clínica hospitalar e dos cuidados primários, respetivamente.

A direção da área de enfermagem é assegurada por Ângela Prior.

 

 

Tópicos
PUB