Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Novas buscas por Madeleine McCann na barragem do Arade coordenadas pela PJ

por RTP
Luís Forra - Lusa

A Polícia Judiciária deu início, esta terça-feira de manhã, às buscas na barragem do Arade, em Silves, relacionadas com o desaparecimento da criança britânica, há 16 anos. As diligências nesta região do Algarve, realizadas a pedido das autoridades alemã, contam também com a presença da polícia britânica.

As novas buscas por Maddie McCann, retomadas esta terça-feira de manhã na barragem do Arade, estão a decorrer de forma "discreta", apesar de todo o aparato policial e mediático na zona. As operações acontecem sobretudo em terra, nas margens da barragem e zonas circundantes.

A Polícia Judiciária portuguesa está a coordenar esta operação, pedidas pelas autoridades alemãs e realizadas em colaboração com as autoridades britânicas. Ao longo da manhã desta terça-feira, alguns elementos das equipas da operação já fizeram algumas escavações na região.

Há também uma equipa numa embarcação dos Bombeiros de Silves que está a percorrer as águas da albufeira do Arade. O objetivo é concluir e encerrar as possíveis ligações do principal suspeito ao desaparecimento da criança inglesa, há 16 anos.

Já foi utilizado um drone para observação do terreno e cães pisteiros nas buscas.

As investigações vão continuar ao longo do dia de hoje e de amanhã. Prevê-se que no final das operações a Polícia Judiciária preste declarações em conferência de imprensa.
A operação é feita a pedido das autoridades alemãs. O local que fica a cerca de 50 quilómetros da praia da Luz, de onde desapareceu Maddie em maio de 2007 quando passava férias com os pais.

De ambos os lados da barragem, nas duas margens, estão equipas de busca e cãos pisteiros que possam encontrar e identificar indícios sobre o desaparecimento e alegada morte da criança, na altura. O local era frequentado pelo principal suspeito, Christian Brueckner, e as autoridades procuram novas pistas que possam ser utilizadas judicialmente contra este.

As buscas começaram, pouco depois das 9h00 da manhã, nas margens da barragem. Está interdito o sobrevoo de drones, aeronaves e helicópetros na área das buscas e, apesar de não estarem previstas operações aquáticas, há uma lancha e equipamento preparado para o caso de necessidade.
Entretanto, o Ministério Público da Alemanha confirmou, em comunicado, que, no âmbito da investigação ao caso de Madeleine McCann "decorrem atualmente diligências relacionadas com o processo-crime a decorrer em Portugal".

"Estão a ser implementadas todas as medidas", acrescentam as autoridades, na nota citada pela BBC. "Mais informações sobre os antecedentes não serão divulgadas, neste momento".

Para além de ter sido delimitado o perímetro de buscas, foram montadas quatro tendas nas margens da barragem. Não estão previstas, para já, buscas na água. Só terrestres, na zona circundante.

Há no entanto vários veículos e uma lancha nas operações, coordenadas pela Polícia Judiciária. Estas novas operações de busca visam concluir se existem ou não ligações entre Brueckner e a barragem do Arade.
Um local que costumava ser frequentado pelo suspeito do desaparecimento da menina, Christian Brueckner e que está a cumprir pena na Alemanha por outro crime.

As buscas deverão durar entre dois a três dias.

Os desenvolvimentos mais recentes do caso McCann ocorreram há mais de três anos.

Em 2020, a polícia alemã anunciou a abertura de uma investigação e a existência de um suspeito.

Christian Bruckner chegou a ser acusado pelas autoridades alemãs de vários crimes sexuais cometidos em Portugal.


pub