Novas regras nas creches. Pais já podem entrar para deixar ou ir buscar os filhos

por RTP
DR

A Direção-Geral da Saúde atualizou esta quarta-feira a norma com as medidas gerais para creches e amas, no âmbito das restrições que foram aplicadas devido à pandemia de Covid-19. Volta a ser permitida a entrada de pais e encarregados de educação nos estabelecimentos para ir deixar ou ir buscar os filhos. As crianças voltam também a poder levar brinquedos.

Durante vários meses, as crianças eram entregues e recolhidas à porta das creches. Agora, a norma da Direção-Geral da Saúde prevê que o encarregado de educação possa entrar nas instalações, devendo ainda assim respeitar “o distanciamento físico”, bem como evitar aglomerados. Recomenda-se também o uso de máscara facial.

Volta também a ser permitido que as crianças levem brinquedos de casa e os partilhem na creche, ao terem desaparecido as orientações em sentido contrário.

Mas o distanciamento físico entre crianças continua a ser recomendado para quando se encontram em “mesas, berços ou espreguiçadeiras”.

"No caso das creches em que as crianças não tenham a locomoção adquirida e necessitem de estar em berços, espreguiçadeiras, ou outro equipamento de conforto para o efeito, deverá garantir-se a existência de um equipamento por criança, e esta deverá utilizar sempre o mesmo", lê-se ainda.

As crianças e funcionários das creches devem ser organizados em “salas fixas”, sendo que “a cada funcionário deve corresponder apenas um grupo”.

A DGS recomenda também “uma boa ventilação dos espaços, preferencialmente ventilação natural, através de abertura de portas ou janelas”.

Pode consultar aqui a nova orientação da DGS para creches e amas.
Tópicos
pub