Nove municípios do Alentejo e da Extremadura espanhola assinam declaração para criar euroregião

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Estremoz, Évora, 18 Mar (Lusa) - Nove municípios do Alentejo e da Extremadura (Espanha) assinaram a Declaração de Olivença no sentido de avançarem para a criação de uma euroregião, de forma a contribuir para o desenvolvimento económico das duas províncias ibéricas.

Os municípios querem que a euroregião venha a funcionar como lobby junto das entidades decisoras.

O presidente do município de Estremoz, José Alberto Fateixa, disse hoje à agência Lusa que a Declaração de Olivença foi assinada segunda-feira, numa reunião naquela cidade, por autarcas de nove municípios, depois aprovarem o avanço da euroregião, que deverá designar-se ExtremAlentejo.

O projecto mobiliza, pela parte portuguesa, os municípios de Arronches, Estremoz, Campo Maior, Elvas e Portalegre, enquanto que na Extremadura espanhola estão envolvidos os ayuntamientos de La Codosera, Albuquerque, Olivença e Badajoz.

O documento assinado em Olivença, de acordo com o autarca, indica que compete aos nove municípios aprovarem em reuniões dos respectivos executivos autárquicos "o propósito político de criação de uma euroregião".

Os nove municípios, acrescentou José Alberto Fateixa, pretendem também apresentar uma candidatura ao programa Interreg, da União Europeia, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento económico das duas regiões ibéricas.

O presidente do município de Elvas, Rondão Almeida, já garantira à Lusa que a criação de uma euroregião permitirá aos municípios dispor de "um outro peso político junto das entidades decisoras".

"Os autarcas de ambos os países estão empenhados em constituir uma euroregião para que possam ser reconhecidos em Bruxelas e para criar um lobby mais forte para apresentarem as suas candidaturas e problemas aos órgãos decisores", justificou.

Assinalando que o Alentejo e a Extremadura são as zonas mais pobres da Península Ibérica, o presidente da Câmara de Elvas garantiu que o projecto permitirá a criação de um pólo de desenvolvimento entre os municípios.

O turismo é um dos sectores que pode vir a beneficiar com a criação desta estrutura, que prevê uma articulação dos municípios em rede.

HYT/TCA.

Lusa/Fim


pub