Novo bispo da Igreja Lusitana quer reforçar trabalho social
Porto, 02 nov (Lusa) -- O novo bispo da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, José Jorge Pina Cabral, disse hoje, após ter sido eleito para o cargo, que um dos seus objetivos é reforçar o trabalho da confissão religiosa na área social.
"A dimensão social faz parte da identidade da Igreja e, num contexto de crise, estamos motivados para reforçar esse trabalho em todas as paróquias", afirmou José Jorge Pina Cabral, que é precisamente o atual diretor executivo da obra social do ramo português da comunhão anglicana.
O até agora presbítero na paróquia do Redentor (Porto) foi eleito bispo no 94.º sínodo do ramo português da comunhão anglicana, que decorre em Vila Nova de Gaia.
Vai substituir Fernando da Luz Soares, que exerce funções há 31 anos, e deverá ser sagrado em abril do próximo ano, após o seu nome ser ratificado pelo arcebispo de Cantuária.
Com cinco mil seguidores, o ramo português da Comunhão Anglicana Lusitana foi lançado em finais do século 19, mas só consagrou o seu primeiro bispo português em 1958.
Tem dezena e meia de paróquias e equipamentos sociais em Lisboa e no Porto.