Novo centro no Funchal permite visita a 14 milhões de anos de história

por Agência LUSA

Uma "visita" a catorze milhões de anos de história da Madeira, no espaço de hora e meia, é a proposta do novo centro temático interactivo do Funchal, o "Madeira Story Center", que é hoje inaugurado.

O presidente do governo regional, Alberto João Jardim, estará presente na cerimónia de inauguração da infra-estrutura, um projecto privado da empresa FUN - Centros Temáticos do Funchal, que abre sábado as portas ao público.

O "Madeira Story Center" representou um investimento superior a 5,5 milhões de euros, apoiado em mais de 2,6 milhões de euros ao abrigo do Sivetur (Sistema de Incentivos a Produtos Turísticos de Vocação Estratégica).

A nova atracção turística surge na área dos antigos edifícios do Cine Santa Maria e Armazém Agrícola, na Zona Velha do Funchal, e permite ao visitante uma viagem desde a formação geológica da Madeira até ao presente.

Origens Vulcânicas, Lendas da Descoberta, Desenvolvimento da Madeira, Depois da Navegação, Tumulto e Comércio, Ilha Estratégica e Explore a Madeira são alguns dos temas propostos.

à chegada, o visitante poderá observar o "desenvolvimento e nascimento" da ilha, depois encontrará figuras de cera das personagens históricas vestidas com trajes da época, casos do Infante D. Henrique, do descobridor do arquipélago João Gonçalves Zarco, do navegador Cristovão Colombo, de Napoleão Bonaparte e até de piratas.

As actividades tradicionais como o bordado, os vimes, as artes da pesca são temas que figuram no novo centro, onde são divulgadas imagens das primeiras ligações aéreas à ilha, com recurso a hidroaviões, existindo uma réplica de um aparelho e filmes do "Aquila", um dos que voou para a baía do Funchal.

Um terraço panorâmico que permite observar a cidade com telescópios, um café temático e uma loja que vende artigos exclusivos, entre os quais vinho e objectos de arte madeirenses, são outras atracções do centro.

O visitante dispõe de vários objectos que lhe permitem "viver" a história de acordo com a época, utilizando caixas de cheiro, painéis digitais, páginas com mapas, caixas com bordados, rolos com texto.

As entradas custam 12 euros por adulto e seis por criança, havendo descontos para grupos, e o novo espaço funcionará todos os dias das 10:00 às 20:00.

Em declarações à Agência Lusa, Joana Lomelino Freitas, directora do Madeira Story Center, declarou que a aposta é conseguir 157 mil visitantes no primeiro ano, para o que estão a trabalhar na divulgação ao máximo do novo espaço.

Virado para dois mercados, o residente e o turístico, os responsáveis pretendem desencadear acções para a população estudante com recurso a publicidade e concursos.

"Não podemos divulgar o centro no mundo inteiro, mas podemos utilizar os meios possíveis para torná-lo conhecido no exterior", disse, mencionando que este dispõe de um site na Internet (www.storycenter.com), constará de elementos publicitários no aeroporto, revista de bordo das companhias aéreas e em painéis na cidade.

Adiantou que será ainda divulgado junto dos guias turísticos que poderão apresentá-lo aos visitantes como um complemento de atracção.

pub