Novo concurso de colocação de professores começa hoje
O concurso de colocação de professores para o próximo ano lectivo começa hoje, com a abertura da fase de inscrição dos docentes , que podem este ano candidatar-se a cerca de 8.500 vagas de quadro.
De acordo com o aviso de abertura do concurso publicado sexta-feira em Diário da República, a fase de inscrição, destinada apenas a docentes que não te nham concorrido no ano passado, decorre ao longo desta semana e o período de can didaturas prolonga-se entre 06 e 31 de Março.
As candidaturas vão decorrer em duas fases distintas, de acordo com a l etra inicial do primeiro nome dos professores candidatos (de 06 a 17 para docent es com nomes começados até à letra I e de 20 a 31 para os restantes).
Segundo o Ministério da Educação, são este ano abertas 8.499 vagas, mai s de metade das quais para lugares de quadro de escola (4.347).
Para os Quadros de Zona Pedagógica estão disponíveis 1.997 vagas, sendo ainda abertos 2.155 lugares destinados apenas a professores do ensino especial, que este ano concorrem pela primeira vez a lugares próprios e em condições idên ticas aos restantes docentes.
Com as alterações introduzidas pelo Ministério da Educação, que geraram polémica entre os sindicatos do sector, os resultados do próximo concurso serão válidos por três anos, uma regra que se aplica aos professores dos quadros e ao s afectos a uma área educativa (Quadros de Zona Pedagógica), abrangendo igualmen te os docentes que pedirem destacamento por razões de doença ou para aproximação à residência.
Em todos os casos, os professores terão de permanecer obrigatoriamente até ao ano lectivo 2008/2009 no estabelecimento de ensino em que foram colocados ou para o qual foram destacados.