Novo espaço para feiras em Cascais

A Câmara de Cascais anunciou hoje a consignação do futuro recinto de feiras da Adroana, que vai acolher, a partir de Junho, as feiras que actualmente se realizam na Praça de Touros e no mercado de Cascais.

Agência LUSA /

Antes do Verão deverá também surgir um novo espaço construído de raiz em São Domingos de Rana, junto à portagem da A5, destinado às actuais feiras de São Domingos de Rana e da Madorna.

A obra hoje consignada vai custar 2,4 milhões de euros e tem um prazo de execução de 150 dias.

Com uma área total de 30.970 metros quadrados, o novo recinto da Adroana (Alcabideche), contempla 306 lugares para feirantes, estacionamento, instalações sanitárias, posto médico e uma área concessionada para restauração.

O local está preparado para receber outro tipo de eventos, incluindo concertos, feiras temáticas ou mostras de artesanato.

O processo de requalificação dos espaços destinados às feiras do concelho de Cascais abrange também a actual feira de Carcavelos que terá, em 2006, um novo espaço a sul do mercado da freguesia.

Este recinto vai ter 235 lugares de feirantes, um parque de estacionamento com 165 lugares cobertos e 170 lugares no exterior que podem ser utilizados como estacionamento de apoio ao mercado e ao centro de Carcavelos.

Para o mercado de Cascais, que ficará liberto a partir de Junho, a Câmara vai lançar, em associação com a Ordem dos Arquitectos, um concurso público de ideias para a sua requalificação e revitalização da zona envolvente.

A feira da Praça de Touros, que não teve lugar em Janeiro devido à necessidade de reorganizar o espaço envolvente, uma vez que este se encontra diminuído por uma coroa circular de segurança com um raio de 9 metros, regressa àquele local a 6 de Fevereiro, mantendo-se até Junho.

Existe, há mais de três anos, um contrato promessa de compra e venda entre a Santa Casa da Misericórdia e a Teixeira Duarte, actual proprietária daquele espaço, estando a Câmara a aguardar que o comprador concretize a sua proposta para o município avançar com os respectivos planos de pormenor.

O projecto para a Praça de Touros deverá incluir estacionamento subterrâneo, habitação, habitação assistida (dirigida à terceira idade), comércio e serviços, em percentagens ainda por definir.

No concelho de Cascais existem actualmente dois mercados municipais geridos pela Câmara (Cascais e São Pedro do Estoril) e oito geridos por juntas de freguesia (em Carcavelos, Alcabideche, Estoril, São Domingos de Rana e Parede), além da feira situada junto à Praça de Touros, que é gerida pela Santa Casa da Misericórdia.

PUB