Novo presidente da RTP garante gestão independente e rigorosa
Lisboa, 23 Nov (Lusa) - O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, afirmou hoje que o novo presidente da RTP, Guilherme Costa, dá "garantias de uma gestão profissional, independente e rigorosa" à frente da empresa.
O actual administrador não executivo do grupo Impresa Guilherme Costa foi o nome escolhido pelo Governo para suceder a Almerindo Marques na presidência do conselho de administração da RTP até 2008.
Na perspectiva do ministro dos Assuntos Parlamentares, o novo presidente da RTP "dá uma garantia de gestão profissional, rigorosa e independente".
"Foram estes os critérios que determinaram o convite" a Guilherme Costa, declarou o mesmo membro do executivo na Assembleia da República.
Falando aos jornalistas momentos antes do debate de encerramento da proposta de Orçamento do Estado para 2008, Augusto Santos Silva afirmou que Guilherme Costa "é um gestor profissional com provas dadas, quer em gestão pública, quer em gestão privada".
O ministro dos Assuntos Parlamentares reconheceu que o primeiro cenário em que trabalhou o executivo para a RTP foi o da continuidade de Almerindo Marques na liderança.
"Mas o Governo decidiu lançar um desafio mais exigente" a Almerindo Marques, que tomou posse como presidente das Estradas de Portugal SA", justificou.
De acordo com o membro do Governo, "em resultado do trabalho de Almerindo Marques, a RTP é hoje uma empresa reestruturada, sólida e com o rumo traçado, enquanto a Estradas de Portugal é uma nova empresa, que precisa da gestão rigorosa, criteriosa e independente que se associa à figura de Almerindo Marques".
Augusto Santos Silva afirmou que o presidente indigitado, Guilherme Costa, "terá agora um mês para constituir a sua equipa".
Interrogado se a nomeação de Guilherme Costa para a presidência da RTP poderá suscitar críticas, por ter sido até agora administrador não executivo do grupo Impresa, o ministro dos Assuntos Parlamentares disse não esperar que isso aconteça.
"Guilherme Costa teve até agora várias posições [no grupo Impresa] de administrador não executivo. Isso prova apenas que esta área não é desconhecida para ele", respondeu.
Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Guilherme Costa é gestor profissional e docente universitário.
O novo responsável pelo operador público foi presidente do ICEP, da Gescartão e da Portucel-Viana, e membro dos conselhos de administração da Sonae-Indústria, da Portucel e da Soporcel, entre outras empresas.
Actualmente, é administrador não executivo da Impresa e membro de órgãos de fiscalização de empresas do grupo Sonae.
O gestor, que nasceu em 1951, colabora igualmente com a Universidade Católica.
PMF.