Novo presidente quer continuar linha de trabalho da administração de Almerindo Marques
Lisboa, 23 Nov (Lusa) - O novo presidente nomeado do grupo RTP, Guilherme Costa, afirmou hoje que quer continuar com a linha de trabalho iniciada pela administração de Almerindo Marques.
"Quero dar continuidade ao trabalho de Almerindo Marques", afirmou ao semanário Expresso o ainda administrador não executivo do grupo Impresa.
Considerando-se um "gestor profissional", Guilherme Costa aceitou, hoje de manhã, o convite da tutela para assumir a gestão da RTP e RDP até 2011.
Escusando-se a adiantar mais pormenores sobre o projecto e a futura equipa que o vai acompanhar, Guilherme Costa garantiu que aceitou o desafio proposto "por se tratar de um projecto profissional estimulante".
Em declarações à agência Lusa, o ainda vice-presidente da RTP, Jorge Ponce de Leão, afirmou hoje que a actual equipa de administradores do operador público decidiu renunciar aos seus cargos para que o novo presidente possa ter total liberdade para escolher a sua equipa.
Ponce de Leão explicou que a renúncia tem efeitos um mês depois de decidida, pelo que, a actual equipa se mantém em gestão corrente até ao final do ano, para "assegurar a transição, com a passagem de todos os dossiers" aos novos gestores da estação pública.
A nova administração da RTP deverá tomar posse logo no início de Janeiro.
Guilherme Costa elogiou igualmente o "excelente trabalho" feito pela equipa de Almerindo Marques, reforçando que o seu projecto visa "dar continuidade ao trabalho realizado".
"Em gestão empresarial há sempre mais a fazer. A empresa tem recursos e as pessoas necessárias para fazer mais e melhor", acrescentou ao semanário do grupo Impresa.
O novo presidente do conselho de administração da RTP, visto como um gestor próximo do Partido Socialista (PS), negou ainda ter ou ter alguma vez tido uma ligação partidária.
"Não é este o tema. Este é um projecto profissional interessante", esclareceu.
O semanário refere ainda que o convite a Guilherme Costa foi feito na semana passada, no mesmo dia em que Almerindo Marques aceitou o cargo de administador da empresa Estradas de Portugal.
Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Guilherme Costa é gestor profissional e docente universitário.
O novo responsável pelo operador público foi presidente do ICEP, da Gescartão e da Portucel-Viana, e membro dos conselhos de administração da Sonae-Indústria, da Portucel e da Soporcel, entre outras empresas.
A sua experiência na área dos media começou em Abril deste ano, quando integrou o grupo Impresa de Francisco Pinto Balsemão.
SCA.
Lusa/Fim