Novo restaurante português em Pequim

Pequim, 26 Fev (Lusa) - Um novo restaurante português vai abrir em Pequim na Primavera, com "uma ementa à base de churrasco", revelou hoje à agência Lusa o chefe de cozinha do estabelecimento, Ricardo Eugénio.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Será um espaço com cerca de 300 lugares, propriedade de um grupo chinês que já tem uma rede de restaurantes em Portugal e cujo logótipo é o Galo de Barcelos.

O nome, no entanto, é internacional: "Happy Grill" (Grelhado Feliz).

"Vai ser tudo baseado na cozinha portuguesa, com muito churrasco, frango assado e entrecosto, mas também um pouco misto, com alguns pratos de arroz chineses", adiantou Ricardo Eugénio.

A abertura está prevista para o final de Abril.

"Gostaria que fosse no dia 25 de Abril, mas para os chineses, "25" não é um bom número e provavelmente iremos abrir dia 28", disse Ricardo Eugénio.

O "Happy Grill" será a segunda experiência profissional de Ricardo Eugénio em Pequim, depois do "Nuvem", o primeiro dos dois restaurantes portugueses abertos na capital chinesa no Verão passado, por ocasião dos Jogos Olímpicos, e que fechou a semana passada.

"Foi de um dia para o outro (...) Os últimos dois meses foram fracos, mas o restaurante não deu prejuízo", contou Ricardo Eugénio acerca do encerramento do "Nuvem".

Situado junto ao lago Houhai, uma das zonas mais típicas de Pequim, o "Nuvem" era propriedade de um empresário chinês de Macau.

Na capital chinesa há outro restaurante português, "Camões", aberto também o ano passado, e um luso-macaense, "Vasco`s", ambos situados em hotéis de cinco estrelas.

Além de cerca de 70 portugueses, numero que não inclui os chineses de Macau que tem também a nacionalidade portuguesa, vivem em Pequim centenas de cidadãos da CPLP, sobretudo do Brasil, que é o maior parceiro comercial da China na América Latina.


PUB