"O grito do peixe" estreia 6ª feira com a interpretação de alunos de Olhão

"O grito do peixe" é uma trilogia de movimento, música e teatro que Clara Andermatt coreografou para estrear sexta-feira no âmbito da `Faro, Capital Nacional da Cultura`, e que seguirá depois para Évora e Lisboa em digressão.

Agência LUSA /

"O ponto de partida da história de O Grito do peixe é Olhão e pode falar-se num grito silencioso ora de tristeza, ora de alegria", explicou à Lusa a coreografa, adiantando que o espectáculo conta com a interpretação de alunos da Escola EB 2,3 João da Rosa, de Olhão, escolhidos através de uma audição.

Sem pretender pôr a dançar os 10 adolescentes - entre os 13 e os 16 anos de idade -, mas antes com a preocupação pedagógica do corpo e do ritmo, Clara Andermatt residiu dois meses naquela cidade algarvia, contando com o trabalho de vários artistas, nomeadamente Rui Horta Luz e cenário) e João Lucas (música).

"Mergulhámos dois meses na cidade de Olhão", contou a coreografa, referindo que a proximidade do mar, da pesca e mesmo das fábricas de conservas levou à construção de um "solo de pescador" é à "composição de música original que abarca tanto sonoridades suaves através de uma harpa, como sonoridades fortes do rock com duas baterias e duas guitarras".

O trabalho com os alunos foi "compensador", pois os pequenos intérpretes dedicaram-se de corpo e alma ao espectáculo, "crescendo e entrando no ambiente de dança e movimento com os músicos e bailarinos profissionais", recorda Andermatt.

"São muito bons intérpretes, que cantam, falam e dançam. Têm um grande potencial quer a nível de voz quer de movimento", disse Clara Andermatt, considerando "profícua" a comunhão entre todos.

"O grito do peixe" encomendado pela `Faro, Capital Nacional da Cultura 2005` - evento cultural que termina dentro de 15 dias -, conta com o consagrado coreógrafo Rui Horta na realização do espaço cénico e desenho de luz e com João Lucas na composição musical, que produziu originais para este espectáculo.

Ana Filipa Meyners, André Tomás, Dora Sousa, Iuri Feliciano, Janine Santos, Joana Belmiro, João Efigénia, Miguel Ferreia, Oleksandra Balytska e Pedro Correia são os intérpretes adolescentes.

Os bailarinos profissionais - Joana bergano, Pedro Ramos, Romeu Runa, Samuel Louwyck e Victor Hugo Pontes - e os músicos Anthony Weeldhon, Beto Garcia, Eduardo Raon, João Pestana e Marco Santos compõem o elenco.

O espectáculo estreia às 21:30 de sexta-feira no Teatro Municipal de Faro, repete no sábado à mesma hora e no domingo às 17:00.

A 06 de Janeiro "O grito do peixe" viaja até Évora e dia 11 sobe ao palco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Os ingressos para o espectáculo são 10 euros, sujeitos a descontos de 50 por cento para menores de 25 anos e maiores de 65.

PUB