O mais pequeno aparelho do mundo para medir açúcar no sangue já disponível em Portugal
O mais pequeno aparelho do mundo para medir os níveis de açúcar no sangue dos diabéticos, que permite efectuar a recolha em locais menos dolorosos, é hoje apresentado em Lisboa.
Criado por um laboratório, o sistema "FreeStyle Mini" requer um volume de amostra de sangue muito menor: 0,3 microlitros.
Esta quantidade de sangue é 50 a 90 por cento inferior aos volumes de amostra utilizados nos sistemas convencionais e, segundo o laboratório que o comercializa, permite efectuar as recolhas nos dedos ou em locais alternativos menos dolorosos como a base do polegar, a face posterior da mão, o antebraço, o braço, a barriga da perna e a coxa.
Através do "FreeStyle Mini", o teste demora sete segundos a produzir um resultado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existem no Mundo 185 milhões de pessoas com diabetes, apesar de apenas 40 por cento estarem diagnosticadas e tratadas.
A OMS prevê que este número crescerá até aos 500 milhões em 2025 devido ao envelhecimento da população, estilo de vida sedentário e aumento da obesidade.
Em Portugal, existem mais de 500 mil diabéticos. A diabetes é uma doença que resulta de uma deficiente capacidade de utilização pelo organismo da sua principal fonte de energia: a glucose.