Obras de reabilitação e reforço da ponte de Fão começam Novembro
As obras de reabilitação e de reforço estrutural da centenária ponte de Fão, em Esposende, há muito tempo reivindicadas pela Câmara Municipal, vão começar em Novembro, informou hoje fonte da Estradas de Portugal.
Segundo a empresa, a empreitada, que prevê também o reforço das fundações da ponte, foi adjudicada por cerca de dois milhões de euros e deverá ter uma duração de 10 meses.
Desde Julho de 2001, depois de uma vistoria realizada na sequência da tragédia de Entre-os-Rios, que a ponte de Fão está interdita a pesados, enquanto os demais veículos ficaram proibidos de ali circular a mais de 30 quilómetros por hora.
Para o presidente da Câmara de Esposende, João Cepa, estas restrições causaram "sérios problemas" aos cofres da autarquia, traduzidos num aumento de cerca de 15 mil euros por mês nos encargos com os transportes escolares.
Depois das obras de recuperação, a ponte continuará interdita a pesados, com excepção dos transportes públicos, o que permitirá retomar os normais circuitos escolares.
Durante os trabalhos, a generalidade dos veículos terá como alternativa o IC-1, mas para peões, motociclos e tractores a autarquia já admitiu que poderá instalar uma ponte amovível, cedida pelo Exército português.
Classificada de imóvel de interesse público concelhio e com mais de cem anos de existência, a ponte de Fão já teve "um problema grave" há cerca de 15 anos, quando o tabuleiro cedeu, o que obrigou ao desvio do trânsito por Barcelos, durante cerca de um mês.
"Na altura, fizeram um pequeno remendo, que em pouco tempo se constatou que não resolvia coisíssima nenhuma", disse João Cepa.