Observatório do Tráfico de Seres Humanos explica aumento do número de crianças vítimas de tráfico

A chefe da equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos, Joana Wrabetz, explica que o aumento significativo do número de crianças vítimas de tráfico sinalizadas em Portugal se deve a um único caso que envolve vários menores.

Sandra Henriques /

Foto: Mihai Barbu/EPA

“Houve um grande aumento de casos referenciados de crianças. A sua maioria faz parte de um ou dois casos. Portanto, não são casos que têm acontecido ao longo de todo o país, mas é um caso que está em investigação e tem várias crianças”, explica à Antena1 a chefe da equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos.

Joana Wrabetz esclarece que as crianças em causa “eram usadas para pequeno furto”. “Ainda se está a averiguar a possibilidade de também serem usadas em questões de mendicidade. Realmente, em relação aos anos anteriores, há um aumento substancial do número de crianças sinalizadas”, refere, em declarações ao jornalista Nuno Rodrigues.

O relatório anual do Observatório do Tráfico de Seres Humanos relativo a 2012, a que a Antena1 teve acesso, revela que no ano passado aumentou de forma significativa o número de crianças vítimas de tráfico sinalizadas em Portugal. Houve mais 30 casos, em comparação com o ano anterior.
PUB