Odete Santos (PCP) renuncia ao mandato

por Agência LUSA

A deputada do PCP Odete Santos vai renunciar ao mandato e deixar o Parlamento no próximo dia 13 de Abril, anunciou hoje o grupo parlamentar do PCP.

"A senhora deputada Odete Santos cessará funções como deputada no próximo dia 13 de Abril, sendo a sessão plenária do dia 12 de Abril a última em que participará", indica uma nota do gabinete de imprensa do grupo parlamentar comunista.

Odete Santos será substituída por Bruno Dias, número dois na lista de Setúbal, que assumirá funções sexta-feira dia 13 de Abril.

A mudança foi anunciada no passado dia 23 de Novembro pelo líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, na mesma altura em que anunciou a retirada de confiança política à deputada Luísa Mesquita e a substituição do deputado Abílio Fernandes por João Oliveira.

Na altura, em conferência de imprensa, Bernardino Soares justificou as substituições com a "necessidade de renovação sustentada do grupo parlamentar", recusando "qualquer avaliação negativa quer em relação ao trabalho desempenhado, quer de carácter político".

Abílio Fernandes saiu em Janeiro mas Odete Santos ficou até ser concluído o processo legislativo da despenalização do aborto, na sequência do referendo de Fevereiro.

No Parlamento, Odete Santos integra a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Quando foi público o anúncio da sua substituição, Odete Santos, que completa 66 anos no próximo dia 26 de Abril, afirmou aos jornalistas que a sua saída se deve ao cansaço de algumas vertentes da actividade parlamentar, recusando divergências com o PCP.

"Não andem a tentar descobrir coisas que não existem, porque se eu não quisesse não estava no PCP. Se eu sair, terá apenas a ver com a idade que eu tenho, com o facto de que já estou há 26 anos na Assembleia da República e porque estou um bocado farta de algumas coisas, não no grupo parlamentar, mas por exemplo de haver agora um referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez", disse Odete Santos.

pub