Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Oliveira de Azeméis ainda tem 20 mil habitantes sem rede de água e saneamento

por Arlinda Brandão - Antena 1

Foto de Korie Jenkins / Unsplash

No século XXI, ainda existem locais em Portugal sem água e saneamento. É o caso de Oliveira de Azeméis, que conta ainda com cerca de 20 mil habitantes sem estas redes essenciais.

Uma necessidade que vai fazer com que esta autarquia vá investir 4,6 milhões de euros em obras nas redes de água e saneamento na freguesia de Fajões.

No caso da água, a empreitada prevê a criação de 21 quilómetros de condutas, incluindo uma adutora específica para abastecer o novo reservatório da vila. Já no que se refere ao saneamento, a obra vai construir mais 14 quilómetros de rede.

São obras que vão servir os quase três mil habitantes da freguesia. Mas falta o resto.

Ouvido pela Antena 1, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis Joaquim Jorge Ferreira, mostra-se satisfeito com a resolução do problema na freguesia de Fajões, mas preocupado com cerca de 20 mil outros habitantes de outras freguesias do concelho que ainda não estão servidas pelas redes de água e saneamento. Isto apesar de muitos alertas e pedidos de financiamento.

O autarca pede ao Governo acesso a fundos para resolver o problema de abastecimento de água e saneamento de cerca de 20 mil habitantes, entre os 67 mil moradores do concelho.

A empreitada na freguesia de Fajões abrange 3,6 milhões de euros suportados por verbas da Câmara Municipal, cofinanciada em 850 mil euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e ainda um milhão de euros a cargo da empresa Águas do Douro e Paiva.
pub