No século XXI, ainda existem locais em Portugal sem água e saneamento. É o caso de Oliveira de Azeméis, que conta ainda com cerca de 20 mil habitantes sem estas redes essenciais.
Oliveira de Azeméis ainda tem 20 mil habitantes sem rede de água e saneamento
Foto de Korie Jenkins / Unsplash
No caso da água, a empreitada prevê a criação de 21 quilómetros de condutas, incluindo uma adutora específica para abastecer o novo reservatório da vila. Já no que se refere ao saneamento, a obra vai construir mais 14 quilómetros de rede.
Ouvido pela Antena 1, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis Joaquim Jorge Ferreira, mostra-se satisfeito com a resolução do problema na freguesia de Fajões, mas preocupado com cerca de 20 mil outros habitantes de outras freguesias do concelho que ainda não estão servidas pelas redes de água e saneamento. Isto apesar de muitos alertas e pedidos de financiamento.
O autarca pede ao Governo acesso a fundos para resolver o problema de abastecimento de água e saneamento de cerca de 20 mil habitantes, entre os 67 mil moradores do concelho.
A empreitada na freguesia de Fajões abrange 3,6 milhões de euros suportados por verbas da Câmara Municipal, cofinanciada em 850 mil euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e ainda um milhão de euros a cargo da empresa Águas do Douro e Paiva.