Oliveira do Bairro instala alojamento com 50 camas

por Lusa

O município de Oliveira do Bairro anunciou hoje a criação de um Centro de Apoio Logístico e Unidade de Alojamento com 50 camas, no contexto das medidas de combate à pandemia da covid-19.

Localizada no Polo Escolar de Vila Verde, a unidade que a Câmara Municipal tem em preparação "servirá, em caso de necessidade, para acolher os utentes dos lares de idosos" deste concelho do distrito de Aveiro, informa a autarquia em comunicado.

O município já tinha comprado "mil testes para deteção da covid-19 (...) nos grupos mais vulneráveis, entre os quais os utentes e colaboradores dos lares de idosos".

Entretanto, a Câmara de Oliveira do Bairro "já começou a entregar às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) equipamentos de proteção individual, nomeadamente máscaras, viseiras e fatos, para utilização dos seus profissionais".

"É mais uma resposta que estamos a criar, em colaboração com a Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Centro, no sentido de nos prepararmos para eventuais focos de infeção que possam surgir nas nossas IPSS", afirma Lília Ana Águas, vereadora da Saúde e da Idade Maior, citada na nota.

A autarquia promete "continuar a fazer tudo (...) para salvaguardar a saúde e a vida de cada munícipe".

"A melhor forma de nos ajudarem é ficarem em casa", apela Lília Ana Águas.

Em Portugal, segundo o balanço da pandemia da covid-19 feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Tópicos
pub