Em Direto
Euro2024. Acompanhe aqui, ao minuto, o jogo do Grupo C entre Eslovénia e Sérvia

Onze distritos do continente sob aviso amarelo devido a chuva e trovoada

por Lusa
Chuva e trovoada obrigam a cuidados especiais Nacho Doce - Reuters

Onze distritos do Norte e Centro de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo esta segunda-feira, devido à previsão de chuva e trovoada, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo estará em vigor entre as 7h00 e as 12h00 nos distritos de Braga e Viana do Castelo, por se preverem "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas", segundo informação disponível no site oficial do IPMA.

Nos distritos do Porto e de Aveiro, o aviso vigora entre as 9h00 e as 15h00, também devido à previsão de "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas".

Nos restantes distritos - Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Leiria, Castelo Branco e Coimbra - o aviso amarelo vigora entre as 12h00 e as 21h00, por estarem previstos "aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, que podem ser ocasionalmente de granizo".

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para segunda-feira, no continente, além dos "períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos nas regiões Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial no interior", uma "pequena descida da temperatura máxima, mais significativa no Algarve".

As temperaturas mínimas irão variar entre os 12 graus centígrados na Guarda e os 20 em Faro, já as máximas oscilarão entre os 20 graus em Viana do Castelo e os 30 em Évora e Beja.

 

pub