Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Operação Éter. Interrogatórios retomados no TIC do Porto

por RTP
Os cinco detidos respondem pelos crimes de corrupção, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influências, recebimento indevido de vantagem e participação económica em negócio Pedro A. Pina - RTP

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto retoma esta segunda-feira os interrogatórios no âmbito da Operação Éter, que investiga uma alegada viciação de procedimentos de contratação pública no Turismo do Porto e Norte.

Para esta manhã está prevista a inquirição de um empresário de Viseu da empresa Tomi World, confirmou à Lusa o seu advogado, Filipe Santos Marques.

Os interrogatórios tiveram início na sexta-feira. De acordo com os advogados, todos os arguidos manifestaram a intenção de depor.

Prevê-se que as medidas de coação dos cinco arguidos do processo sejam conhecidas também esta segunda-feira.

Além de José Agostinho, são arguidos o presidente do Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, a diretora operacional e a jurista da instituição, respetivamente Isabel Castro e Gabriela Escobar, bem como a administradora da W Global Communication (antiga Mediana), Manuela Couto.

Os cinco detidos respondem pelos crimes de corrupção, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influências, recebimento indevido de vantagem e participação económica em negócio.
"Esquema generalizado"

As cinco pessoas foram detidas pela PJ na quinta-feira, na operação com o nome de código Éter, que incluiu buscas em entidades públicas e sedes de empresas.

Em causa estarão ajustes diretos realizados nos últimos dois a três anos que ultrapassam um total de cinco milhões de euros.

A investigação centrada no Turismo do Porto e Norte "determinou a existência de um esquema generalizado, mediante a atuação concertada de quadros dirigentes, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto", avançou a Polícia Judiciaria na quinta-feira.

Com esse esquema, referiu a polícia, pretendia-se "favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular".

c/ Lusa

Tópicos
pub