Última Hora
Trump anuncia tarifas de 25 por cento sobre viaturas fabricadas fora dos Estados Unidos

Strongbox. Catorze detidos em operação contra rede europeia de branqueamento de capitais

por RTP
Os investigadores acreditam que o bando efetuava transações diárias em numerário Pedro A. Pina - RTP

Uma operação transfronteiriça contra uma alegada rede de branqueamento de capitais levou, no final de janeiro, à detenção de 14 suspeitos, revelou esta quarta-feira a Polícia Judiciária. As diligências foram lideradas pelas autoridades espanholas, com o apoio da Europol.

Em causa estão fortes indícios de pertencer a uma rede criminosa que prestava serviços de branqueamento de capitais a vários grupos criminosos localizados na União Europeia.

Segundo a Europol, "os membros da rede criminosa eram maioritariamente de nacionalidade russa". "A rede já tinha branqueado mais de um milhão de euros desde o início da investigação".Os investigadores acreditam que o bando efetuava transações diárias em numerário, que ocasionalmente chegavam a atingir 300 mil euros por dia.

Os suspeitos, a operar maioritariamente em Espanha, utilizavam intermediários para movimentar o dinheiro (método Hawala), obtido sobretudo através do tráfico de droga, recorrendo às suas próprias redes de empresas para branquear os fundos arrecadados”, lê-se no comunicado da Polícia Judiciária enviado às redações.

Um dos suspeitos, entretanto constituído arguido, havia fixado residência em Lisboa, tendo sido alvo de busca domiciliária levada a cabo pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), no âmbito da qual foi apreendida uma quantidade considerável de dinheiro, equipamentos eletrónicos e informáticos e documentação bancária.

No total, na operação Strongbox, além das referidas detenções, foram efetuadas nove buscas domiciliárias e apreendidos mais de um milhão de euros em dinheiro e criptomoedas.

Durante toda a investigação, os peritos da Europol prestaram apoio analítico às autoridades nacionais. Foi também destacado um especialista durante o dia da ação para trabalhar lado a lado com os investigadores no local e ajudá-los na extração de dados e na análise posterior.

Os grupos de criminalidade organizada mais perigosos utilizam esquemas complexos de branqueamento de capitais para ocultar os seus lucros ilegais, como neste caso. Para combater com êxito estes criminosos de topo, a Europol está a dar mais ênfase à investigação de alvos de elevado valor, às investigações financeiras e à recuperação de ativos.


Simultaneamente, a Europol pretende aumentar o seu impacto operacional através do desmantelamento de grupos organizados policriminosos.

Para o efeito, a Europol está a reforçar as suas capacidades analíticas e a desenvolver um modelo completo de apoio operacional para identificar, organizar, coordenar e destacar equipas multidisciplinares para trabalhar com os Estados-Membros e apoiar investigações prioritárias.

"Agentes da Polícia Nacional de Espanha, apoiados pela Europol, realizaram estas operações conjuntas em parceria com Portugal e em conformidade com a Estratégia da União Europeia para a Segurança".
Redes e modelos de negócio 

A estratégia da União Europeia em matéria de segurança centra-se em quatro pontos principais: um ambiente de segurança preparado para o futuro, fazer face à evolução das ameaças, proteger os europeus do terrorismo e da criminalidade organizada e um ecossistema europeu de segurança forte.

Para atingir estes objetivos, a DG HOME da Comissão Europeia, as agências da União Europeia e o financiamento específico da UE, incluindo os Fundos de Segurança Interna, apoiam os Estados-membros da UE na luta contra as ameaças criminosas através de operações coordenadas que visam as redes criminosas e os seus modelos de negócio.

As ações realizadas no âmbito deste quadro foram cofinanciadas pela União Europeia como parte do apoio prestado aos Estados-Membros na luta contra as redes criminosas que representam as ameaças mais significativas para a segurança dos cidadãos e da União Europeia no seu conjunto.
Tópicos
PUB