Em direto
Zelensky visita Portugal com acordo de cooperação militar na agenda

Ordem dos Enfermeiros alerta para surto de bactéria no hospital de Penafiel

por Lusa

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou hoje para a existência de cerca de 80 doentes no hospital de Penafiel com uma bactéria multirresistente.

Miguel Vasconcelos, dirigente da OE, que hoje esteve naquele hospital, contou aos jornalistas que cerca de 20% das 450 pessoas internadas estão atualmente infetadas.

Para a OE, trata-se de um número "muito elevado" e que "rapidamente se pode multiplicar e disseminar ao resto dos internados".

Miguel Vasconcelos indica que a situação pode "impactar drasticamente com a qualidade dos cuidados prestados e pôr em risco a vida das pessoas".

Anotou, ainda, não ter conhecimento de surtos de bactérias com este impacto noutros hospitais do país, reafirmando que 20% dos doentes internados é "um número muito elevado".

Miguel Vasconcelos reafirmou que o Hospital Padre Américo, em Penafiel, integrado na Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, está subdimensionado para a região que serve (cerca de meio milhão de pessoas), apresentando "um défice de profissionais já conhecido".

Aquela situação, sinalizou, "pode impactar ainda mais, porque 35 enfermeiros "vão acabar o contrato agora", afetando a capacidade de resposta do hospital

"Esta bactéria multirresistente exige alguns cuidados, nomeadamente de isolamento, e profissionais dedicados àqueles doentes", trabalho que pode ser prejudicado se não houver enfermeiros suficientes, concluiu.

 

 

 

Tópicos
pub