Ordens de Médicos e Psicólogos questionam alegado psicoterapeuta

por RTP

Um alegado psicoterapeuta, Miguel Mealha Estrada, dá consultas a crianças problemáticas em Lisboa há oito anos. Mas não tem nenhum título académico nem cédula profissional em Portugal.

As ordens dos médicos e psicólogos consideram que esta atividade é muito perigosa, acima de tudo porque Miguel Mealha Estrada é um acérrimo defensor da prescrição de ritalina a crianças com hiperatividade.

O Sexta às 9 sabe que este alegado psicoterapeuta faz diagnósticos e encaminha pacientes para outros médicos.
Falso psicoterapeuta despedido

Entretanto, o caso conheceu desenvolvimentos após a emissão da RTP: o falso psicoterapeuta foi despedido.

O diretor da clínica Nostra despediu o falso psicoterapeuta que durante os últimos anos atendeu crianças problemáticas em Lisboa, sem qualquer título académico que validasse a atividade.

Tiago Vinhas de Sousa tomou a decisão depois de ter sido confrontado com os dados apresentados pelo Sexta às 9.

Em comunicado enviado à RTP, o diretor da Clínica Nostra garante que " a partir da presente data não existe qualquer vínculo entre a Clínica Nostra e o Miguel Mealha Estrada".

Miguel Mealha Estrada auto-intitulou-se psicanalista pediátrico durante os últimos 8 anos. De 2015 a 2018, trabalhou com o prestigiado pediatra Gomes Pedro e em 2018 ingressou na clínica Nostra. Nunca mostrou um título académico válido nem lhe foi pedido por nenhuma entidade patronal.

Em Portugal, a psicoterapia não está regulamentada o que dá origem a várias burlas. Mas o entendimento das várias Ordens dos profissionais de saúde é que esta atividade está limitada a psicólogos, médicos ou profissionais de saúde devidamente credenciados, o que não é o caso de Miguel Mealha Estrada.

Este alegado psicoterapeuta garantia ter uma licenciatura tirada no Reino Unido mas nunca apresentou o título e o Sexta às 9 confirmou que nunca o teve.

A RTP descobriu ainda que este falso psicoterapeuta encaminhava pacientes já com diagnóstico de hiperatividade para médicos que prescrevem ritalina sem ver os doentes.

Médicos e psicólogos entendem que esta atividade é muito perigosa porque pode provocar "surtos psicóticos" a crianças com falso diagnóstico ou diagnóstico errado de hiperatividade.

A Entidade Reguladora da Saúde confirma que Miguel Mealha Estrada nunca constou do sistema de registo das entidades reguladas e informa que a Clínica Nostra incorre numa multa superior a 40 mil euros pela infração.
pub