Os refugiados que escolhem Portugal como porto de abrigo

| País
Os refugiados que escolhem Portugal como porto de abrigo

Foto: Loren Elliott - Reuters

O Conselho Português para os Refugiados revela que Portugal já recebeu este ano 407 pedidos de asilo espontâneos. E para celebrar a coragem dos que chegam e incentivar o encontro com migrantes e refugiados, a Cáritas e a Conferência Episcopal Portuguesa promovem esta tarde a iniciativa "Vem e Partilha o teu pão".

A jornalista Beatriz Lopes foi conhecer o testemunho de um jovem sírio que vai estar presente no encontro e que, em 2012, foi forçado a deixar o país onde nasceu.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados há um novo recorde de refugiados e deslocados devido a guerras e conflitos, que atinge cerca de 68,5 milhões de pessoas.

Cerca de metade são crianças e jovens com menos de 18 anos.

A informação mais vista

+ Em Foco

A ONU alerta para um ano de grande instabilidade e de necessidades maiores por parte da população civil.

Os dias estão mais quentes e não é por causa do advento da primavera. A razão está identificada - as alterações climáticas fazem-se sentir em todo o planeta e as consequências espelham-se em fenómenos extremos.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.