Paços de Ferreira - Agrária cedida hoje à Câmara vai dar lugar a parque urbano
O Ministério da Agricultura formalizou hoje a cedência gratuita da Estação Regional de Leite e Lacticínios de Paços de Ferreira à autarquia local, que ali vai construir um parque urbano há muito desejado pela população.
"Ao fim de vários anos de tentativas por parte da Câmara Municipal no sentido de ali instalar o Parque Urbano de Paços de Ferreira, pela primeira vez o Ministério da Agricultura alterou os seus objectivos em relação à experimentação e demonstração do queijo", refere a autarquia num comunicado enviado à Agência usa.
Face a esta disponibilidade da tutela para transferir a Estação para outro local, o presidente da Câmara de Paços de Ferreira decidiu aproveitar a oportunidade para rentabilizar o espaço, com mais de 195 mil metros quadrados e em pleno centro da cidade.
O protocolo de cedência foi assinado hoje nos paços do concelho de Paços de Ferreira, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado adjunto do ministro da Agricultura, Pescas e Florestas, Carlos Duarte, e do director regional de Agricultura do Entre Douro e Minho, Adelino Portela.
O objectivo é construir um parque urbano de cariz ambiental, rural e de lazer, com diversos percursos pedonais, proporcionando à população do concelho um espaço para contacto com a natureza e desenvolvimento de actividades ao ar livre.
De acordo com a Câmara de Paços de Ferreira, a cedência do espaço é gratuita e tem a duração de 10 anos, cabendo apenas à autarquia a comparticipação da transferência do pólo experimental de leite e lacticínios, até agora ali instalado, para Vairão, Vila do Conde.
Segundo salienta, sem esta transferência (que implica um co- financiamento autárquico de 1,25 milhões de euros, 25 por cento do total) "não seria possível a concretização do projecto do parque urbano", já que a Direcção Regional de Agricultura do Entre Douro e Minho não poderia abandonar a sua actividade em Paços de Ferreira.
Todos os postos de trabalho da Estação de Leite e Lacticínios, mais conhecida por Agrária, continuam garantidos, frisa.
O protocolo de cedência da Estação diz respeito a toda a área lateral ao Estádio da Mata Real e envolvente às piscinas municipais, assim como toda a mancha verde até à Escola da Sede, na avenida D.
Sílvia Cardoso.
"Comparativamente com o espaço geográfico da freguesia de Paços de Ferreira, o futuro parque urbano representa quatro por cento da área total", salienta a autarquia.
Conforme adianta, apesar de a Câmara pretender que o protocolo de cedência tivesse uma duração superior a uma década, "tal não foi possível porque a lei orgânica do Ministério da Agricultura não o permite".
Findo este período de 10 anos, a autarquia e o Ministério poderão acordar a renovação do protocolo por um novo período, novamente a título gratuito.
Caso contrário - destaca - "a autarquia terá direito a ser indemnizada no valor global de todas as benfeitorias que ali tiver executado".
Apesar da agora acordada saída da Estação de Leite e Lacticínios do concelho, a Câmara de Paços de Ferreira reconhece "a importância da actividade desenvolvida ao longo dos anos naquele espaço", nomeadamente ao nível da experimentação e demonstração.
Destaca, por isso, a manutenção da relação entre o futuro parque urbano e o Ministério da Agricultura, através de um Centro Experimental em Modo de Produção Biológico que integrará um Museu do Queijo e um posto de venda deste produto.
Para concretizar o projecto do parque urbano, a Câmara diz estar já a constituir uma equipa de trabalho que projectará e reordenará todo o espaço disponível, procurando tirar o máximo proveito de estruturas já existentes dentro do espaço da Agrária, assim como de plantas e animais autóctones.