Padre Ilídio Leandro será o novo bispo de Viseu
O administrador apostólico de Viseu, D. António Marto, anunciou o nome do padre Ilídio Pinto Leandro como seu sucessor, estando a ordenação episcopal marcada para dia 23 de Julho.
Numa mensagem dirigida aos diocesanos, a que a Agência Lusa teve acesso , D. António Marto refere que, com a sua saída para a diocese de Leiria-Fátima, a de Viseu "não fica órfã, pois é confiada a um pastor generoso e promissor".
Segundo D. António Marto, o futuro bispo de Viseu "desempenhou com toda a dedicação ministérios delicados e empenhativos, desde pároco em diversas comu nidades a director espiritual do Seminário Maior e presidente do Secretariado do Clero, como colaborador próximo do bispo".
"Quero-lhe exprimir toda a gratidão e os melhores votos de felicidade p ara o ministério episcopal. Posso partir tranquilo e satisfeito", garante.
D. António Marto pede aos diocesanos que acompanhem "com a oração este passo importante da vida" do padre Ilídio e conta que, a seu pedido, irá presidi r à sua ordenação episcopal, às 16:30 de 23 de Julho, dia do aniversário da Dedi cação da Igreja Catedral de Viseu.
Na sua mensagem à diocese, o padre Ilídio Leandro, admite que o seu nom e não era previsível.
"O bispo de Viseu não é quem todos esperávamos. Eu não sou quem, certam ente, desejáveis. Sou o padre Ilídio Pinto Leandro, ordenado sacerdote em 25 de Dezembro de 1973, alguém pecador e muito pobre, em relação à tradição e à grande za desta nossa diocese e, sobretudo, em relação ao meu querido antecessor e noss o amado bispo, o senhor D. António Augusto dos Santos Marto", afirma.
Dirigindo-se às crianças, aos jovens, aos adultos, aos idosos e aos mov imentos e grupos, pede-lhes que vivam e trabalhem "com toda a sua fé e esperança , pela transformação positiva da sua realidade pessoal e colectiva".
às autoridades "que nos campos autárquico, militar, cultural, administr ativo e religioso dão o melhor de si pelo bem comum", pede que tenham "sempre em primeiro lugar as pessoas, a começar pelas mais pequenas, pelas mais simples, p elas mais carenciadas, pelas menos poderosas e com menos voz, sempre servindo e promovendo as suas causas, na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais".
Aos padres promete dar o melhor para juntos serem "capazes de responder às solicitações, exigências e dificuldades" dos tempos modernos e da igreja loc al.
O padre Ilídio Leandro deseja ainda felicidades a D. António Marto na s ua nova diocese, indicando que o tempo em que esteve em Viseu foi "o suficiente" para deixar "um novo estilo de ser bispo".