Pais de alunos da escola Avelar Brotero, em Olival Basto, contestam fecho da escola
Olival Basto, Odivelas, 30 Jan (Lusa) - Os pais dos alunos do anexo de Olival Basto, Odivelas, da escola Avelar Brotero reuniram-se hoje entre as 08:00 e as 09:00 em frente ao edifício em protesto contra o encerramento por alegados motivos de falta de segurança.
Na concentração ficou decidida a presença e inscrição de alguns pais para participação na Assembleia Municipal, a ter lugar quinta-feira à noite.
O encerramento do anexo do Olival Basto, onde estudam cerca de 120 alunos do 5º e 6º ano, está previsto para depois das férias de Carnaval, indo os alunos estudar para a escola Carlos Paredes, na Póvoa de Santo Adrião, a partir de dia 07 de Fevereiro.
Até ao momento, contudo, os pais ainda não foram oficialmente informados do encerramento do anexo, da transferência dos alunos para a escola Carlos Paredes ou de quais vão ser os horários dos filhos.
Os pais contestam a falta de segurança dada como justificação para o encerramento, preferindo a hipótese de realização de obras no anexo quando das férias de Verão.
"No início do ano lectivo não havia riscos de segurança?", pergunta um dos pais ouvido pela Lusa.
Adicionalmente os pais lembram que existe espaço para albergar contentores na área do anexo de Olival Basto, não sendo necessário colocar esses contentores climatizados onde os alunos terão aulas na escola Carlos Paredes.
Por último, os pais lembram os riscos da deslocação dos alunos para a Póvoa de Santo Adrião, num percurso que inclui quatro passadeiras e dois cruzamentos de baixa visibilidade, onde é comum a ocorrência de acidentes.