Pais de alunos do Colégio Santa Clara protestam contra eventual fecho

Pais e encarregados de educação dos alunos do Colégio de Santa Clara vão concentrar-se quinta-feira à tarde para contestar a possibilidade de encerramento da escola, situada na freguesia de São Vicente de Fora, em Lisboa.

Agência LUSA /

Uma representante dos pais, Dora Abreu, apelou hoje à Assembleia Municipal de Lisboa (AML) e à Câmara para que "não deixem encerrar este colégio", que pertence à Casa Pia e que tem cerca de 350 alunos.

Segundo Dora Abreu, pais e encarregados de educação souberam "verbalmente" na semana passada que a escola vai encerrar no final do ano lectivo, com os argumentos, "apresentados pela comissão instaladora", de que se trata de uma reestruturação da Casa Pia e da necessidade de reduzir os custos.

Outro motivo invocado seria a proximidade da Feira da Ladra, que poderia representar "um risco em caso de incêndio", um argumento que os pais consideram "completamente ridículo, uma vez que desde a existência do colégio que a feira se realiza".

"Além de reduzir os custos, reduzimos também a possibilidade de formar e educar mais jovens, ao excluirmos alguns deles, visto que falamos de crianças cujos pais têm poucos recursos", afirmou Dora Abreu.

Por outro lado, os pais sustentam que o colégio serve diversas freguesias em Alfama, Graça e Mouraria, oferecendo uma educação "completa e rica", com actividades extra-curriculares como natação, ginástica, música e inglês, que são "extremamente importantes para o desenvolvimento de uma criança e que infelizmente não estão acessíveis aos bolsos de todos os portugueses".

Dora Abreu realçou ainda os "excelentes acessos a nível de transportes" e o "grupo de trabalho que, apesar das condições deficientes, provam que é possível tornar as crianças em futuros homens do amanhã".

A manifestação está convocada para quinta-feira, às 17:00, em frente ao Panteão Nacional.

PUB