Pais de escola de Navarra contra actividades extracurriculares em horário que prejudica as aulas

Braga, 20 Nov (Lusa) - Os encarregados de educação dos alunos da Escola EB1 de Navarra chegaram hoje a um acordo com o presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, que pode conduzir à resolução de um diferendo que se mantém desde Setembro.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em causa, segundo os representantes dos pais e encarregados de educação, está a flexibilização dos horários naquela escola primária de Braga, que faz com que as aulas sejam interrompidas para a realização de actividades de enriquecimento curricular, que têm carácter facultativo.

"À terça e quarta-feira não há aulas entre as 11:00 e as 12:00, que depois são compensadas com mais uma hora de aula à tarde, pelo que as crianças só saem da escola às 16:30", salientou Sandra Cardoso, representante dos encarregados de educação, em declarações à Lusa.

Na Escola EB1 de Navarra, os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade têm aulas extracurriculares de Expressão Dramática, enquanto os alunos do 3º e 4º anos frequentam aulas de Inglês.

Todos os alunos têm ainda aulas de Ciências Experimentais e Educação Física.

"Nós não somos contra as actividades extracurriculares, mas apenas queremos que elas não prejudiquem as aulas e tenham lugar, para as crianças que se inscreverem, depois do horário normal das aulas", esclareceu Sandra Cardoso.

Desde o início do ano lectivo que os encarregados de educação se manifestaram contra a situação que se vive na escola, que consideram ser ilegal, tendo mesmo prescindido das actividades extracurriculares para que os filhos possam ter as aulas no horário normal.

"A actual situação traduz-se num horário muito pesado para crianças que ainda são pequenas e nós apenas pedimos para repor o horário normal", frisou Sandra Cardoso.

Depois de várias tentativas infrutíferas para resolver o problema, os encarregados de educação decidiram convocar uma manifestação para a manhã de terça-feira em frente aos Paços do Concelho de Braga.

Esta manhã, foram, no entanto, recebidos pelo presidente da autarquia, Mesquita Machado, que anunciou a intenção de retirar da Escola EB1 de Navarra os professores das actividades de enriquecimento curricular, cuja contratação compete à autarquia.

Esta decisão pode abrir caminho a uma solução, já que aquelas actividades deixam de se poder realizar por falta de professor, não sendo, por conseguinte, necessário interromper o normal período de aulas para a sua realização.

Nessa perspectiva, os pais e encarregados de educação decidiram esperar até ao final de manhã de terça-feira para que a Coordenação Educativa de Braga normalize o horário dos professores da escola, admitindo realizar uma manifestação de protesto durante a tarde caso isso não se concretize.

A situação na Escola EB1 de Navarra é do conhecimento do Provedor de Justiça, da Presidência da República e dos grupos parlamentares na Assembleia da República, com quem os pais têm mantido contactos frequentes.

"Sabemos que este problema existe noutras escolas do país, mas porventura nessas escolas os pais não estão tão unidos e mobilizados como nós", salientou Sandra Cardoso, frisando que, na Escola EB1 de Navarra, "não há um único encarregado de educação que tenha opinião diferente" relativamente a este problema.

FR.


PUB