Pais dos alunos do anexo da Avelar Brotero manifestam-se contra encerramento da escola

Odivelas, Lisboa, 29 Jan (Lusa) - Pais dos alunos do anexo de Olival Basto, em Odivelas, da escola Avelar Brotero concentram-se em frente às instalações do estabelecimento de ensino na quarta-feira, às 08:00, para protestar contra o seu encerramento.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A decisão surgiu hoje numa reunião promovida pela associação de pais, num encontro em que os pais dos alunos decidiram também não permitir que as crianças sejam transferidas para a escola Carlos Paredes, na Póvoa de Santo Adrião.

O encerramento da escola está prevista para o fim das férias de Carnaval, pelo que os alunos deverão passar para a escola Carlos Paredes no dia 07 de Fevereiro.

Segundo informações transmitidas hoje pela associação de pais, está prevista a demolição do anexo da escola localizado em Olival Basto, devido ao elevado estado de degradação.

Os pais não contestam a falta de condições da escola, mas negam a existência de riscos de segurança imediatos, como é alegado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL), preferindo antes a realização de obras de remodelação durante as férias de Verão.

De acordo com a associação de pais, a escola tem cerca de 120 alunos, distribuídos por cinco turmas dos 5º e 6º anos.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Olival Basto, Joaquim Marques também presente na reunião a (DREL) comunicou hoje a reunião entre as partes onde esteve presente também a Câmara Municipal de Odivelas o encerramento do anexo da Escola Avelar Brotero por motivos de "falta de segurança".

Entre esses motivos contam-se de acordo com Luís Filipe Silva, vice-presidente da Comissão de Pais, o risco de abatimento do solo e a queda das paredes da escola.


PUB