Palácio da Mitra, a jóia desconhecida da arquitetura setecentista

Com a LisbonWeek durante os fins de semana deste mês de maio, em Marvila abrem-se portas de fábricas fechadas há décadas, visitam-se becos e pátios operários onde uma Lisboa em risco de desaparecer persiste.

Arlinda Brandão /

Arlinda Brandão/Antena 1

​E visitam-se palácios para descobrir os seus segredos como é o caso do desconhecido para muitos Palácio da Mitra de Lisboa.

Este Palácio normalmente fechado e reservado para momentos oficiais da Câmara Municipal de Lisboa, abre as suas portas durante três domingos deste mês, há ainda oportunidade para o visitar no próximo e no seguinte, dia 22.

Os arcebispos e patriarcas de Lisboa sempre foram os grandes proprietários deste território e era no Palácio e Quinta da Mitra que tinham o seu espaço de retiro campestre à entrada da cidade.

A Lisbonweek deste ano arrancou no fim de semana passado e celebra o seu 10º Aniversário no bairro de Marvila. Convida-se o visitante ao fim de semana a visitar os encantos da freguesia de Marvila e os seus locais mais emblemáticos através das artes.

A ACTU é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, que em 2012 lançou a plataforma de comunicação dos bairros de Lisboa - a Lisbonweek. Desde então que em cada edição se contam história, se abrem portas e se leva uma nova vida aos bairros através de música, arquitetura, cinema ou visitas culturais. De palácios a igrejas, de espaços devolutos a espaços privados, a Lisbonweek procura o que antes estava oculto na cidade.
PUB