Pão gigante em forma de Portugal será partilhado em acção simbólica

Um pão gigante com a forma do mapa de Portugal vai ser partilhado por quem passar nos próximos dias na Baixa Lisboeta, numa acção simbólica que se integra na iniciativa "Pão de Todos", da associação Cais.

Agência LUSA /

A Escola de Comércio de Lisboa associa-se este ano à iniciativa, com a participação de 24 alunos que vão convidar quem passa na Baixa a partilhar um pedaço de pão.

A iniciativa da Cais, que decorre de quinta-feira a domingo e se realiza pelo segundo ano consecutivo, visa alertar para a necessidade de partilha e para os valores da solidariedade, sendo patrocinada pelo Museu do Pão de Ceia e apoiada por diversas entidades, nomeadamente a Câmara de Lisboa e a União das Associações de Comercio e Serviços.

Com a acção "Pão de Todos. Todos de Pão", será partilhado um pão gigante com a forma do mapa de Portugal, seguindo-se animação, com coreografia, música e dizeres, em que vão participar os alunos da Escola de Comércio, disse hoje à agência Lusa fonte do estabelecimento de ensino.

A Praça da Figueira, a Rua Augusta, o Chiado e o Cais do Sodré são os locais escolhidos para esta acção.

Entre os eventos programados está um "workshop" culinário, a cargo de uma técnica do Museu do Pão de Ceia.

Haverá também uma leitura dramática (A Menina que Pisou o Pão) e de um conto de Hans Christian Handerson pela actriz Natália Luiza e a jornalista Ana Sousa Dias.

A encenação da peça de Gil Vicente "Quem Tem Farelos", pelo Grupo de Teatro Reviravolta, uma tertúlia sobre o tema "Da Terra ao Pão", em que duas gerações de agricultores vão falar da sua experiência de trabalho sobre o cultivo de cereais, são outras actividades que constam na programação.

Momentos musicais vão ficar a cargo do Grupo Coral Alentejano da Sociedade Filarmónica, Recreativa e Artística da Amadora e dos Pequenos Violinos da Metropolitana.

A médica nutricionista Isabel do Carmo vai falar sobre os efeitos do pão na alimentação e esclarecer se o pão engorda.

PUB