Papa aprova canonização de Francisco e Jacinta

por RTP
Vincenzo Pinto - Reuters

O Papa Francisco aprovou esta quinta-feira o alegado milagre que abre caminho à canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

A canonização dos dois pastorinhos de Fátima, beatificados pelo Papa João Paulo II, estava dependente deste reconhecimento do Sumo Pontífice da Igreja Católica.

A nota da sala de imprensa da Santa Sé explica que o Papa recebeu em audiência o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Foi nessa audiência que Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar um conjunto de decretos, entre os quais o documento sobre Francisco Marto, que nasceu a 11 de junho de 1908 e morreu a 4 de abril de 1919, e ainda a Jacinta Marto, que nasceu a 11 de março de 1910 e morreu a 20 de fevereiro de 1920.

Na quarta-feira o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, havia dito que aguardava para este ano alguma novidade sobre a canonização dos pastorinhos.

A postuladora da causa, Ângela Coelho, havia também dito à agência Lusa que esperava que a deslocação de Francisco a Fátima fosse o momento do anúncio da canonização.
Processo teve início em 1981
Jacinta e Francisco, figuras centrais do fenónemo das chamadas aparições de Fátima, foram beatificados por João Paulo II a 13 de maio de 2000 - em Fátima.

O processo teve início em 1981 com a alteração da disciplina eclesiástica que permite às crianças serem canonizadas. Se ficar este ano concluído, como se espera agora, serão três os sumos pontífices da Igreja Católica pelos quais o processo de beatificação e canonização dos dois pastorinhos passou: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Após a beatificação, o processo de canonização foi aberto em 2004. Teve, contudo, um contratempo 2007, face às dúvidas levantadas por especialistas do Vaticano em relação ao alegado milagre de uma criança na Suíça que teria ficado curada de diabetes após a mãe emigrante portuguesa assistir, de joelhos, à beatificação dos dois pastorinhos.

Em 2013, um novo suscitou o interesse da postuladora. Entre as "centenas e centenas de graças" que passaram por Ângela Coelho, o foco incidiria no caso de uma criança do Brasil, para o qual foi alertada "dois meses depois de ter ocorrido".

É essa a graça agora classificada como milagre pela Igreja Católica.

c/ Lusa

Tópicos
pub