Papa Francisco: "Um peregrino no meio dos peregrinos"

por Rosário Lira - RTP
Lusa

O Bispo de Leiria-Fátima acredita que o Papa, em Fátima, vai sentir-se como um "peregrino no meio dos peregrinos. Numa espécie de cumplicidade espiritual". Numa entrevista à RTP, D. António Marto lembra os passos que deu para conseguir trazer o Papa a Fátima e como o convenceu a vir dia 12 e não só a 13 como inicialmente estava previsto.

Em Leiria Fátima há 11 anos, o bispo lembra como cada 13 de maio é diferente e como se continua a emocionar com as "lágrimas nos olhos dos outros".

Acredita que em Fátima, o Papa faça uma atualização da mensagem transmitida por Nossa Senhora aos três pastorinhos, com base na realidade dos dias de hoje e assente na misericórdia e na paz.

Lembra Lúcia e como gostaria de ter perdido a timidez para a conhecer pessoalmente. Não querendo lamentar a demora na fase diocesana do processo de canonização, admite que a dispensa dos 5 anos para iniciar o processo dada por Bento 16, não tenha sido aproveitada da melhor forma, impedindo que pudesse ter sido beatificada no momento da canonização dos pastorinhos.

A canonização no dia da missa dos 100 anos das Aparições seria "a cereja em cima do bolo".

Veja aqui toda a entrevista:


pub