"Parque Aventura" abre quarta-feira ao público na Falagueira

O Parque Aventura da Falagueira, um espaço verde com 5,9 hectares que substituiu uma zona de barracas por uma de lazer, abre quarta-feira ao público na Amadora, cumprindo o prazo anunciado há um ano pela autarquia.

Agência LUSA /

Com vários equipamentos lúdicos, educativos e para a prática de desportos radicais, para crianças e jovens, entre os quais redes e slides, o parque também tem espaços cobertos destinados à terceira idade.

Os visitantes mais novos, sobretudo as crianças do primeiro e segundo ciclos, poderão ainda usufruir de aulas sobre regras rodoviárias, ministradas na escola de trânsito do Parque.

O parque integra ainda a Casa Rural da Ordem de Malta, datada do século XVI, que "brevemente" irá funcionar como museu da cidade, uma ponte e um cabeceiro da mesma época, um troço do Aqueduto de São Brás, subsidiário do Aqueduto das Águas Livres, e uma mãe de água.

A área onde foi construído o Parque Urbano da Ribeira da Falagueira era ocupado por 365 barracas, que já foram demolidas há mais de um ano, num processo de realojamento que custou cerca de 25 milhões de euros.

O controlo das cheias, a valorização urbanística, o enriquecimento patrimonial e a valorização ambiental e paisagística da Falagueira fizeram parte dos objectivos da construção da obra, orçada em cerca de 35 milhões de euros e financiada pelo III quadro comunitário de apoio.

Para a autarquia a construção do parque vai alterar, sobretudo, a qualidade de vida dos moradores das freguesias envolvidas (Falagueira, Mina, Casal São Brás).

PUB