Parque Biológico da Serra das Meadas vai ser melhorado
O Parque Biológico da Serra das Meadas, uma área de 50 hectares no concelho de Lamego, vai ser melhorado ao abrigo de um protocolo de colaboração hoje celebrado com o congénere de Gaia.
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, disse à agência Lusa que o Parque Biológico de Gaia irá colaborar a nível técnico, científico e logístico na criação "das condições necessárias para o licenciamento do parque biológico da Serra das Meadas e definição do seu futuro".
"Tivemos uma inspecção e foram detectadas várias situações que não estavam em conformidade com a lei. Por outro lado, queremos desenvolver um projecto de futuro, sabendo, nomeadamente, a quem se dirigirá", referiu o autarca, considerando que "se as escolas são elementos importantes em termos de visitas, também o serão outros estratos da população".
O parque biológico de Gaia, que conta com uma experiência de 25 anos, comprometeu-se a apresentar um projecto no prazo de meio ano, dando depois apoio à execução da obra e colaboração técnica, acrescentou.
Francisco Lopes referiu que os estudos estão orçados em 30 mil euros, mas disse não conseguir fazer uma estimativa do valor dos melhoramentos necessários.
O Parque Biológico da Serra das Meadas abriu em 2001 e, segundo o autarca, "está muito bem arborizado, com floresta autóctone, e tem uma fauna que inclui veados, javalis e aves diversas, nomeadamente de rapina".
No entanto, durante a inspecção que lhe foi realizada foram detectados alguns problemas "ao nível da segurança e saúde dos animais e também dos equipamentos de apoio aos visitantes", acrescentou.
Francisco Lopes explicou à Lusa que o parque terá de passar a ter instalações destinadas aos visitantes, nomeadamente uma sala pedagógica, sanitários e um bar.
Por outro lado "só tem uma construção de apoio à alimentação e maneio dos animais, faltando-lhe, por exemplo, salas de quarentena para o caso do doenças", acrescentou.
Atendendo às características específicas da fauna e flora do parque, o autarca gostaria que este prosseguisse "objectivos pedagógicos" e que quem visita Lamego o incluísse no seu roteiro.
Gostaria também de integrar uma rede de parques biológicos para que, por exemplo, "os alunos das escolas de Vila Nova de Gaia ou de Vinhais não fossem apenas visitar os parques das suas terras, mas também o de Lamego".