Parque de desporto e lazer vai nascer nas margens do rio Leça
Um parque de desporto e lazer vai nascer nas margens do rio Leça, em Ermesinde, Valongo, num investimento privado de um milhão de euros, integrado no projecto de requalificação urbana dos terrenos da antiga fábrica de resinas.
O parque, hoje apresentado numa cerimónia realizada no Fórum Cultural de Ermesinde, terá cerca de 18 mil metros quadrados de área verde contínua e vai ser dotado de um conjunto de equipamentos, destinados a todas as camadas etárias da população.
Especialmente dirigido para os amantes do desporto e da natureza, a infra-estrutura vai contar com um polidesportivo em relva sintética e um circuito de manutenção com 11 aparelhos, além de vários caminhos pedestres.
Entre os equipamentos previstos encontram-se também um parque radical e um infantil.
Na área social, o projecto prevê ainda a recuperação de um moinho antigo, que se encontra naqueles terrenos, e a criação de um zona lúdica para os mais novos, espaços que serão entregues ao Centro Social de Ermesinde.
Por outro lado, as preocupações ambientais dos promotores deste parque - uma antiga empresa de resinas - fazem com que seja dada uma especial atenção à recuperação da flora local.
A criação deste parque está também integrada no plano de despoluição do rio Leça, recentemente apresentado pela Câmara de Valongo, envolvendo a limpeza do curso de água e a requalificação ambiental das margens no troço, entre a Ponte da Travagem e o limite geográfico do concelho de Valongo.
O parque de desporto e lazer enquadra-se num projecto mais vasto, orçado em cerca de 25 milhões de euros, que visa a requalificação urbanística dos terrenos da antiga fábrica de resinas.
Nesse sentido, além do parque, está prevista a construção de um empreendimento habitacional, não estando ainda definida a data para o arranque das obras.