Parque de Natureza de Noudar com quase mil espécies de fauna e flora identificadas

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Barrancos, Beja, 19 Mar (Lusa) - Cerca de mil espécies de fauna e flora, algumas novas em Portugal e outras com elevado estatuto de protecção, estão identificadas no Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos, que completa sexta-feira o segundo aniversário.

O Parque de Natureza de Noudar, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA), está orientado para a conservação da natureza e as boas práticas agrícolas de gestão agro-florestal em territórios classificados como Rede Natura 2000.

Resultado de um investimento de quase cinco milhões de euros, 75 por cento dos quais financiados por fundos comunitários, o parque ocupa quase mil hectares na Herdade da Coitadinha, propriedade da EDIA no concelho de Barrancos, distrito de Beja, junto à raia com Espanha.

Ao fim de dois anos de experiência, o balanço é positivo, segundo afiançou hoje à agência Lusa a directora daquela área protegida, Bárbara Pinto, realçando que o parque mostra que é possível compatibilizar a conservação da biodiversidade e as gestões agrícola e turística em Rede Natura 2000.

"No parque, fazemos a gestão agro-florestal e potenciamos a biodiversidade e os resultados são muito encorajadores, porque conseguimos conciliar isso tudo e ainda identificar espécies novas", disse.

De entre as mais de 900 espécies identificadas em Noudar, encontram-se plantas raras, cogumelos até agora desconhecidos em Portugal, aves e mamíferos com elevado estatuto de protecção e até uma nova espécie de flora em território nacional, a Geranium maviflorum.

"Temos cerca de 200 espécies de cogumelos diferentes, duas dezenas delas novas em Portugal. Mas, como é uma área em que não há estudos muito aprofundados, se calhar até existem noutros sítios, mas ainda não foram estudados", admitiu a directora.

Contudo, no que toca à flora, a situação é diferente, pois, "está muito bem estudada a nível nacional", pelo que a planta nova identificada "é mesmo nova e rara", estando a sua existência no parque, como acontece com outras mais-valias da biodiversidade, a ser "compatibilizada com as práticas agrícolas do dia-a-dia".

"Várias medidas foram adoptadas, por exemplo, no que respeita ao pastoreio, em que não deixamos o gado ir para os sítios onde está a planta", explicou Bárbara Pinto.

No que respeita às espécies com elevado estatuto de protecção, a directora do parque destacou peixes como o bordalo ou o barbo, aves como as águias cobreira e real, a cegonha negra e o bufo real e mamíferos (que ainda estão a ser estudados com mais detalhe) como o gato bravo.

Para assinalar o segundo aniversário do Parque de Natureza de Noudar, que já recebeu "cerca de seis mil visitantes", os resultados da monitorização da biodiversidade estão, agora, disponíveis on-line, na página da Internet www.parquenoudar.com.

O Parque de Natureza de Noudar, que recebe turistas, alunos de escolas e investigadores, faz parte do programa de Gestão Ambiental de Alqueva, constituindo uma das principais medidas de compensação.

Os turistas podem efectuar visitas guiadas de interpretação do património histórico e cultural ou realizar o percurso munidos de aparelhos portáteis de GPS.

O projecto, segundo a EDIA, é um "bom exemplo do casamento entre os valores ambientais e o turismo, demonstrativo também da conciliação entre práticas agrícolas, em modo de produção biológico, e a conservação da natureza".

As valências incluem um Centro de Interpretação Ambiental e, na vertente de alojamento, uma casa de campo (oito quartos duplos) e outra de apoio (para 30 pessoas, em quartos de duas a seis camas).

RRL.

Lusa/Fim


pub