Parque infantil da mata S. Domingos de Benfica vai ter brinquedos novos

O parque infantil da Mata de S. Domingos de Benfica vai ser equipado com brinquedos novos de forma a devolver aos lisboetas uma espaço de recreio "seguro e apelativo", anunciou hoje a autarquia.

Agência LUSA /

As obras de requalificação "eram necessárias por uma questão de segurança para os utilizadores do espaço e porque os equipamentos/brinquedos que ali existiam não se encontravam de acordo com a legislação actual", adiantou o vereador do Ambiente, Espaços Verdes e Espaço Público, António Prôa.

Um dos problemas dizia respeito aos brinquedos, nomeadamente baloiços, escorregas e uma cabana, que eram feitos em toros de madeira, não respeitando a lei, e às áreas de segurança que também não eram respeitadas.

Orçada em cerca de 83 mil euros, a obra arrancou esta semana e consiste na substituição daqueles equipamentos por outros mais seguros (aço e inox), modernos e criativos, e do pavimento, que vai passar a ser de borracha.

A obra, a cargo da Divisão de Matas do Parque Florestal do Monsanto, deverá ficar concluída em finais de Março/início de Abril e integra ainda a criação de um acesso pedestre directo ao Parque Infantil, onde antigamente existia um talude muito íngreme e de difícil passagem.

O espaço será vedado, conforme obriga a lei, e terá um bebedouro e papeleiras.

A par desta requalificação, a Câmara de Lisboa tem vindo também a desenvolver, através da Direcção Municipal de Ambiente Urbano, um plano de intervenção para a remodelação e recuperação dos parques infantis de Lisboa, de forma a assegurar a qualidade destas áreas de jogo e de recreio da cidade e de os adaptar à legislação em vigor.

Para o vereador António Proa, "a manutenção das condições de segurança dos equipamentos de recreio e da qualidade do espaço envolven>te é sem dúvida uma prioridade".

A Direcção Municipal de Ambiente Urbano é responsável pela manutenção de 116 parques infantis, estando completamente funcionais 112.

Encontram-se ainda em projecto e em fase de concurso cerca de 14 parques infantis, entre os quais os dois do Jardim da Estrela.

A maioria destes parques corresponde a espaços onde já existiram áreas de recreio que foram desactivadas e objecto de novos projectos de qualificação.

Além dos critérios de segurança implícitos, considera-se essencial, nas intervenções nos parques infantis, a necessidade de implantar espaços adaptados a novas formas de brincar, na tentativa de abranger todos os potenciais utilizadores, nomeadamente aqueles de mobilidade condicionada, explica a Câmara.

PUB