Parque Natural Vouga Caramulo vai ter guia turístico
O Parque Natural Vouga Caramulo, situado no concelho de Vouzela e que é o primeiro do país com gestão local, vai ser promovido turisticamente através de um guia, que será apresentado no sábado.
"O guia turístico do Parque Natural Vouga Caramulo resultou de um trabalho de dois anos que envolveu os agentes económicos e que estruturou, de forma profissional, tudo o que existe e é visitável", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira.
O objetivo é dar uma informação estruturada a quem visita Vouzela, "seja de carro, a pé ou de bicicleta".
"Como é que se chega a Vouzela e o que é que pode encontrar, seja em termos alojamento, de restauração, de património natural, arqueológico ou etnográfico" são algumas das informações disponibilizadas no guia, referiu.
Rui Ladeira frisou que o Parque Natural Vouga Caramulo, criado recentemente e que representa 60% do concelho de Vouzela, foi o "pano de fundo" deste projeto, atendendo ao facto de se tratar de um "produto diferenciador no contexto nacional".
No que respeita ao património natural, o autarca exemplificou que no concelho estão situadas "três das árvores mais velhas identificadas no país" e existe a Reserva Botânica de Cambarinho, com a sua enorme mancha de loendros.
"Tudo isto é englobado com o restante património, com o alojamento e com a restauração, com o objetivo de o turista poder, durante vários dias, fruir das mais diversas atividades", acrescentou.
Segundo Rui Ladeira, os agentes económicos vão ser "os primeiros veículos para vender e promover o território", tendo cada um deles a sua fotografia e informação sobre os seus produtos e negócios.
O autarca contou que acorrem a Vouzela vários tipos de turistas, desde os que só ficam "um ou dois dias", àqueles que alargam a estadia.
"Pessoas que não conheciam Vouzela acabam por ficar durante vários dias, ou porque adoram a rede de percursos pedestres e consideram a vila apelativa, ou por causa do centro de BTT que temos e que tem trilhos muito apelativos", justificou.
O guia turístico - que tem 237 páginas, distribuídas por quatro capítulos - começa por apresentar o parque natural e depois os valores que distinguem o território, como o património natural, o património histórico-cultural e os produtos locais e a gastronomia.
O terceiro capítulo é relativo às ofertas de Vouzela e do parque natural em termos de dormidas, refeições e compras, e o quarto e último dá ao visitante informações sobre as atividades que acontecem ao longo do ano e contactos úteis.
O guia é da responsabilidade do município e da editora Foge Comigo! e será apresentado na presença do presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.