Paulo Alexandre Sousa é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

por RTP

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou esta quinta-feira o nome do novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A decisão foi conhecida durante a audição parlamentar de Maria do Rosário Palma Ramalho sobre a exoneração de Ana Jorge, a antiga provedora.

Paulo Alexandre Sousa é economista e foi vice-presidente da Cruz Vermelha portuguesa. Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG, tem pós-graduação em Gestão Bancária e em Estratégias de Exportação.

Em comunicado, o Governo destaca que o novo provedor tem "uma vasta experiência em cargos de administração", nomeadamente na presidência executiva do Banco Comercial e de Investimentos e na direção central de financiamento imobiliário da Caixa Geral de Depósitos.

O executivo realça ainda a "vasta experiência internacional" como representante de Portugal no Economic Affairs Committee, no âmbito da European Mortgage Federation (EMF), e como representante dos interesses económicos e societários do Grupo Caixa Geral de
Depósitos em Moçambique entre 2013 e 2019.

Para além da "experiência na área social", como vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, tem também experiência "em matérias relacionadas com o setor imobiliário" como responsável pela criação do Mercado Social de Arrendamento.

"Foi ainda o responsável do Consórcio composto pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e pelo Grupo Caixa Geral de Depósitos para gestão de um Fundo de Desenvolvimento Urbano", lê-se no comunicado desta quinta-feira.

A data da tomada de posse e constituição da mesa serão anunciadas "em breve", adianta o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Foi a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social quem anunciou o nome do novo provedor quando respondia às questões dos deputados sobre a exoneração da antiga provedora, Ana Jorge.

A ministra justificou a escolha do executivo com a experiência de Paulo Alexandre Sousa em gestão e na área social.
Tópicos
pub