PCP defende suspensão do novo aeroporto para mais estudos

O deputado do PCP Bruno Dias defendeu a suspensão do processo para a construção do novo aeroporto de Lisboa, exigindo novos estudos, e responsabilizou o PS pela falta de um debate aprofundado sobre o tema.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em declarações à Agência Lusa, Bruno Dias defendeu que o processo seja suspenso até à realização de novos estudos que sirvam de base "a um debate aprofundado" como sugeriu o presidente da República, Cavaco Silva.

Cavaco Silva defendeu hoje a realização de um "debate aprofundado" na Assembleia da República sobre a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa.

"Seria altamente benéfico para o país que a Assembleia da República realizasse um debate aprofundado sobre este projecto com base em estudos realizados por organizações e instituições competentes, dado o impacto para gerações futuras", afirmou Cavaco Silva.

Bruno Dias defendeu, no entanto, que o assunto não deve esgotar-se no colóquio que a AR promove no próximo dia 11 sobre a localização e as formas de financiamento do novo aeroporto.

O deputado lembrou que o PS "chumbou" uma proposta do PCP para que a Assembleia da República encomendasse novos estudos comparativos sobre as localizações possíveis.

"O PS disse que isso era uma matéria do Governo. E não venha o Governo dizer que o debate está feito e que a escolha da Ota se baseia em 30 anos de estudos que isso é mentira", acusou.


PUB