PCP propõe audição parlamentar para apurar responsabilidades sobre naufrágio na Nazaré

O PCP propôs que seja dado um mandato à comissão parlamentar de Defesa para conduzir uma audição que permita apurar responsabilidades sobre o naufrágio do barco de pesca na Nazaré, tendo obtido a concordância dos restantes partidos.

Agência LUSA /

Na sequência do naufrágio de sexta-feira, três dos sete tripulantes a b ordo do barco "Luz do Sameiro" morreram e outros três permanecem desaparecidos.

"Não queremos arremessar esta tragédia contra ninguém (...) Mas seis pe scadores perderam a vida a 50 metros da praia depois de terem permanecido mais d e três horas sem auxílio", afirmou o deputado comunista António Filipe, numa dec laração política no plenário da Assembleia da República.

Considerando esta situação "inaceitável", o deputado do PCP propôs que seja conferido à comissão parlamentar de Defesa - com tutela sobre os meios de b usca e salvamento - um mandato para proceder a uma audição parlamentar que "apur e de forma exaustiva o que falhou".

"Devem ser ouvidos responsáveis pelo sistema de autoridade marítima, re sponsáveis dos pescadores e todas as entidades relacionadas com o sistema de bus ca e salvamento", defendeu António Filipe.

Para o deputado do PCP, essa audição deverá produzir um relatório, a ap resentar e votar em plenário, que contenha medidas a implementar pelo Governo e Assembleia da República.

A proposta mereceu a concordância generalizada de todas as bancadas, co m os partidos a expressarem de forma unânime as suas condolências às famílias do s pescadores.

"Uma situação destas não podia e não devia acontecer. Ou alguma coisa f alhou ou alguma coisa de raiz está mal", salientou o deputado socialista Marques Júnior, garantindo que PS e Governo estão empenhados em averiguar as circunstân cias em que ocorreram estas mortes.

Já hoje, no final do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, tinha afirmado que o Governo pretende reforçar os meios de socorro a náufragos, frisando que o país necessita de dispor de condições para d ar uma resposta mais pronta em casos de salvamento.

"O Governo acompanha com preocupação a situação" em torno das circunstâ ncias em que naufragou o barco "Luz do Sameiro" na passada sexta-feira, referiu o ministro da Presidência.


PUB