PCP questiona "ausência de medidas" em 4 anos no Túnel do Rossio

PCP questiona "ausência de medidas" em 4 anos no Túnel do Rossio

O PCP questionou hoje o Governo sobre a "ausência de medidas" no túnel do Rossio, que foi hoje encerrado por motivos de segurança, depois de um estudo datado de 2000 ter recomendado a sua reabilitação.

Agência LUSA /

"A questão essencial é saber porque é que os sucessivos Governos, dois do PS e dois do PSD, não deram seguimento a esse estudo prévio, que apontava para uma requalificação de todo o túnel e não apenas de uma fenda de 40 metros", afirmou à Agência Lusa o deputado comunista Bruno Dias.

Em requerimento entregue hoje na Assembleia da República, o deputado afirma que "recebeu informações segundo as quais existirá há cerca de quatro anos um estudo prévio, da autoria do engenheiro Segadães Tavares, para a reabilitação estrutural do Túnel do Rossio".

Aquele engenheiro, recentemente galardoado com um prémio internacional de engenharia, disse hoje à Lusa que em 2000, no âmbito de um estudo encomendado pela Refer, identificou "situações potenciais de risco" no túnel do Rossio, tendo por isso recomendado uma reabilitação global da estrutura hoje encerrada.

De acordo com Bruno Dias, a recomendação "nunca chegou a ter continuidade, devido ao facto de a REFER e o Governo não terem decidido avançar com o projecto para essa intervenção".

"Esta informação vem suscitar a questão da necessidade de uma intervenção integrada e sistematizada para a reabilitação do túnel, necessidade essa que aliás motivou à época a realização do referido estudo prévio", sublinhou o deputado comunista, no requerimento.

A REFER decidiu interditar esta madrugada a circulação no túnel do Rossio por razões de segurança, na sequência das conclusões de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

No requerimento, o deputado questiona o Governo "se tenciona avançar para a concretização desse projecto integrado de reabilitação, e com que programação e calendarização".

O deputado pergunta ainda ao executivo "que iniciativas foram desenvolvidas pelo Governo no sentido de avaliar o impacto causado pela obra do chamado túnel do Marquês de Pombal relativamente à estabilidade e segurança estrutural do túnel do Rossio" e a que conclusões chegou.


PUB