PCP/Matosinhos quer esclarecer informações que apontam para fecho do SASU
Matosinhos, 28 jan (Lusa) -- O deputado municipal do PCP/ Matosinhos, José Pedro Rodrigues, manifestou hoje preocupação com informações que circulam relativamente ao eventual encerramento do Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU) local.
Em conferência de imprensa, José Pedro Rodrigues considerou que a eventual transferência de alguns dos serviços do SASU para o Hospital Pedro Hispano "significa um aumento enorme, em alguns casos na proporção de um para cinco, nas taxas moderadoras mas, sobretudo, acarreta diminuição de serviços e prejudica os utentes, principalmente os mais idosos".
"Estamos preocupados com o eventual encerramento do SASU de Matosinhos, há informações que circulam nesse sentido. Vamos, por isso, solicitar uma reunião com a direção para esclarecer esta situação", sustentou.
O dirigente comunista acrescentou que "há um conjunto de procedimentos ao longo dos tempos, nomeadamente a diminuição dos horários de trabalho, e há informações que circulam entre trabalhadores de forma anónima que apontam para a eventualidade de passagem integral dos serviços para o `Pedro Hispano`. Queremos cruzar todas estas informações e esclarecer a situação com os responsáveis do SASU".
O PCP/Matosinhos pretende também conhecer os projetos que existem para o edifício do antigo hospital, onde atualmente funciona o SASU, defendendo que "aquela unidade deveria prestar cuidados que não existem no concelho, nomeadamente através de um hospital de dia, para cuidados continuados ou paliativos".
"Terminar com esta unidade e desaproveitar aquelas instalações que estão colocadas num sítio central de Matosinhos é, em nosso entender, uma decisão grave que prejudica os utentes do concelho", frisou.
A Lusa contactou a Administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) que remeteu para um comunicado onde não faz qualquer alusão ao encerramento do serviço, explicando que o que irá acontecer a partir de 01 de março é a redução do horário de funcionamento do SASU.
"Tendo em conta a pouca afluência de utentes, nomeadamente no período noturno, o Conselho de Administração decidiu alterar o horário de funcionamento do SASU, que passa a garantir o atendimento das 20:00 às 23:00 durante os dias úteis, e ao fim de semana e feriados das 09:00 às 19:00", refere.
No comunicado, assinado pelo presidente do Conselho de Administração da ULSM, Victor Herdeiro, lê-se que "esta redução de uma hora nos dias úteis (encerrava às 24:00) e de duas horas ao fim de semana e feriados (encerrava às 21:00) resulta da diminuição da procura por parte dos utentes, verificando-se um movimento muito residual, praticamente inexiste nessas horas".
No entanto, diz Victor Herdeiro, que, "para que a informação seja divulgada atempadamente aos utentes, tal como sempre tem acontecido, e tendo em conta o período de atividade gripal característico desta época do ano, o Conselho de Administração entendeu que o novo horário só entrará em vigor a 01 de março".
Em alternativa, os utentes da ULSM que necessitem de cuidados médicos urgentes podem dirigir-se ao Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano.
"De qualquer forma, as várias Unidades de Saúde Familiar existentes no concelho dão já uma resposta alargada em termos de horário de atendimento até às 20:00, nos dias úteis" acrescenta Victor Herdeiro.