Pediatras pedem prevenção universal para conter vírus sincicial respiratório

por Antena 1

Foto de CDC / Unsplash

Um grupo de peritos defende um método preventivo universal, para todas as crianças, devido à elevada carga em Portugal da infeção por vírus sincicial respiratório.

Os especialistas lembram, num documento a que a agência Lusa teve acesso e que vai ser entregue ao Ministério da Saúde, que estas infeções internam nos hospitais quase seis crianças por ano em cada mil com menos de cinco anos de idade.

O pediatra Manuel Magalhães, do Centro Materno-infantil do Norte, que participa neste trabalho, explica os efeitos desta infeção, que pode ir de uma simples constipação até à necessidade de internamento em cuidados intensivos.

Os peritos consideram que o real impacto destas infeções em Portugal está muito subestimado. E é necessário melhorar a estratégia de combate.

Os especialistas recomendam que o tema passe a ser de abordagem obrigatória nas consultas com o pediatra para determinadas faixas etárias. Para isso, sugerem a alteração do Boletim Individual de Saúde Infantil e Juvenil.

Para reduzir a disseminação do vírus, além das medidas habituais de proteção usadas na pandemia da covid-19, os especialistas pedem que seja facilitado o processo burocrático da falta ao trabalho dos pais, para evitar a contaminação nas creches.
pub