Em direto
Depressão Kristin. A evolução do mau tempo em Portugal ao minuto

Pelo menos 14 estradas nacionais fechadas pelas 20h00

Pelo menos 14 estradas nacionais fechadas pelas 20h00

Pelo menos 14 estradas nacionais estavam pelas 20:45 de hoje interditadas ao trânsito em Portugal continental, por inundação ou desmoronamento, devido ao mau tempo, uma diminuição face ao balanço anterior, segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Lusa /

Segundo dados transmitidos à agência Lusa pela GNR, mantêm-se interditadas ao trânsito a Estrada Nacional (EN) 9-1 (Estrada da Lagoa Azul) no Linhó (concelho de Sintra), EN 10 Torres do Mondego (Coimbra), EN 262 em São Romão do Sado (Setúbal), e EN 365 na Golegã (Santarém).

Estão também suspensas à circulação a EN 3-2 em Valada (Vale de Santarém), EN 8-2 em Casal Lourim (Lourinhã), EN 205-1, em Rio Tinto (Braga), EN 358-2 em Constância (distrito de Santarém), EN 9 em Torres Vedras (distrito de Lisboa), EN 329 Vila Chã do Monte - Tarouca (distrito de Viseu), e EN 202-2 em Sistelo (distrito de Viana do Castelo).

Estão ainda cortadas a EN 245 Fronteira (distrito de Portalegre), EN 361 na Lourinhã (Lisboa) e a EN 246-1 em Portagem (distrito de Portalegre).

De acordo com a GNR, há ainda troços fechados na rede viária do Maciço Central da Serra da Estrela, devido à queda de neve, mantendo-se abertos os troços da EN339 Seia - Sabugueiro e Covilhã - Piornos.

No ponto de situação anterior, pelas 14:30, estavam no total 17 estradas nacionais cortadas, bem como o IC9 na zona de Alcobaça.

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem de uma depressão com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o estado do tempo vai agravar-se a partir das 00:00 de quarta-feira.

A Proteção Civil decidiu elevar o estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face a nova depressão meteorológica que atravessará Portugal na próxima madrugada.

O distrito de Coimbra, até Aveiro - a norte - e até Leiria - a sul - será a zona de maior risco à passagem da depressão Kristin, que sucede à depressão Joseph e que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) qualificou como "ciclogénese explosiva", termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.

 

Tópicos
PUB