Peluches do vírus do Ébola à venda na internet

Não é uma piada de mau gosto, a Giant Microbes, empresa norte-americana do Conneticut, produz vários peluches de inúmeros vírus e bactérias. A empresa não pretende lucrar com as doenças que afetam milhões de pessoas mas sim educar e ensinar a população sobre o que são as doenças, micróbios e bactérias a que se está sujeito.

Inês Geraldo, RTP /

Com a crescente preocupação com o surto de Ébola a decorrer na parte Ocidental de África, a Giant Microbes produziu um peluche que dá corpo ao vírus e criou três exemplares, de diferentes tamanhos. E todos os seus stocks ficaram esgotados.

A maioria das compras foi feita para alertar os mais pequenos. Para que o mediatismo e exagero envolto no vírus Ébola seja explicado.

Site Giant Microbes

No seu sítio oficial, a empresa explica que é uma “ferramenta educacional” que ensina às crianças a importância de lavar as mãos e outras medidas preventivas.

A Giant Microbes diz que as suas criações vão para além dos cem designs, incluindo desde células do corpo, passando por bactérias que melhoram a nossa saúde, até várias doenças. O objetivo passa por criar vários veículos de conhecimento baseados em factos exatos sobre a ciência para que se crie impacto sobre “as pequenas criaturas que vivem à nossa volta”.

Site Giant Microbes

“Pense bem nisso. Toda a gente tem uma constipação ou dor de estômago de vez em quando e é importante perceber porquê”, diz a empresa no seu sítio.

A Giant Microbes procura apresentar o “minúsculo mundo dos micróbios, que nos passam despercebidos, de uma maneira divertida”.

Na página principal do site existem vários testemunhos em que se exulta a criação destes peluches. Mães que explicam aos seus filhos as doenças de que padeceram ou poderão padecer ou até mesmo a utilização destes peluches em hospitais para fins elucidativos.

Site Giant Microbes

São vários os designs. O vírus do Ébola tem sido um dos mais vendidos nos últimos tempos mas uma pequena viagem ao catálogo da empresa apresenta uma enorme variedade de patologias, de bactérias e de vírus.

Vão desde a cólera, passando pela dengue, antrax, pé de atleta, doença das vacas loucas até à malária. Todos os peluches, quando comprados, vão acompanhados com certificados de explicação da doença para que seja mais fácil para as crianças perceberem do que se trata.

A Giant Microbes foi criada em 2002, e conta com várias empresas de renome na sua lista de clientes. A Pfizer, farmacêutica, é um dos grandes clientes da empresa norte-americana que ainda conta com parceiros como a Danone, a Cruz Vermelha e a Organização Mundial de Saúde.
PUB